Moda e games: uma combinação que também funciona
Por: Portal RedeTV
Publicada: 10/11/2021 - 15:30
O crescimento do cenário de esportes eletrônicos tem colaborado para o engajamento de outros mercados. League of Legends (LoL), Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e Rainbow Six Siege, modalidades populares no meio, possuem equipes que mergulharam em setores de moda e lifestyle em busca de consolidar novos públicos.
Em junho de 2019, a Team Liquid se uniu à Marvel a fim de lançar peças de roupas masculinas e femininas – uniformes, blusas e jaquetas – de diversos ícones da franquia. A Cavalaria não parou por aí e realizou uma nova parceria no começo de 2021, desta vez com Naruto Shippuden, um dos animes mais populares da história.
Outras equipes de peso seguiram caminhos parecidos. A FaZe Clan, em 2019, fechou uma parceria global com o Manchester City, que incluía aspectos de games, música e moda, com uma linha de roupas especial com a marca das equipes. A britânica Fnatic, no ano passado, se juntou à Gucci para criar um relógio de edição limitada. A marca italiana aproveitou para criar um jogo com a finalidade de divulgar o novo produto. E mais recente foi a parceria entre MIBR e New Era, firmada neste mês de novembro.
Mas não são apenas as organizações de esports que olham para esse novo setor. A Ubisoft, empresa responsável pelos títulos de sucesso Assassin’s Creed, Watch Dogs e Rainbow Six Siege, lançou, em novembro de 2020, lançou sua nova loja online, a Ubisoft Store Gear. O catálogo de produtos conta com roupas, acessórios e colecionáveis exclusivos dos principais games publicados pela empresa.
O Rainbow Six, jogo que faz parte do cenário competitivo da Ubisoft, protagonizou uma dessas colaborações entre equipes e o mundo da moda. No Six Major Suécia 2021, que termina no dia 14 de novembro, a FaZe Clan atuou com o uniforme do Batman em parceria com a DC Comics. O acordo possui ainda a produção de outras vestimentas e acessórios especiais com design envolvendo FaZe e Batman.
“Com uma popularidade cada vez maior em todo o mundo, os esportes eletrônicos quebraram as barreiras esportivas e se tornaram parte do dia a dia dos fãs em diferentes aspectos. Hoje, existe uma demanda por roupas, acessórios e outros produtos relacionados aos esports. Fazer parte da comunidade de algum esporte eletrônico é um estilo de vida, já se tornou parte da cultura de novas gerações”, destaca Rob Vitorino, Gerente de Comunicação para Esports da Ubisoft Brasil.