Pela primeira vez em anos, CR7está fora dos 100 melhores do FIFA Ultimate Team
Por: Portal RedeTV
Publicada: 12/01/2023 - 10:54
Especialista em estratégia de marketing, Davi Ribas analisou decisão dos curadores da lista
A EA Sports divulgou na última segunda-feira (9) a Seleção dos 100 melhores jogadores para concorrerem ao Ultimate Team FIFA 23. A principal novidade desta eleição é a ausência craque português Cristiano Ronaldo, que foi constante nas últimas edições.
Embora ainda seja um dos atletas mais populares do mundo, o fato de ele estar com 37 anos e não ter tido um bom desempenho em sua última passagem pelo Manchester United foram as causas da baixa. Para Davi Ribas, especialista em estratégia de marketing, a ausência do jogador entre os 100 melhores é justamente para manter a boa visibilidade do game.
“A moeda mais valiosa do novo mundo não é mais o dinheiro, mas a atenção das pessoas. Sendo assim, quando uma figura específica não está em evidência, as marcas entendem que a imagem dessa figura não será suficiente para atrair e reter a atenção da comunidade”, explicou.
Segundo ele, esta não listagem do jogador pode ser motivada por questões comerciais.
“As pessoas se baseiam em duas coisas para adquirir um produto: identificação e pertencimento. Logo, quanto mais as marcas exploram ícones, símbolos e pessoas que estão com alta popularidade, mais tendem a ter sucesso em suas campanhas”, contou.
Davi diz que mesmo que um personagem tenha uma imagem social relevante, a ausência dele em eventos importantes acabam fechando algumas portas.
“As marcas se preocupam muito com o momento. Não que seja um desrespeito com a carreira do Cristiano Ronaldo, mas como ele não está em evidência no momento, as marcas começam a perder interesse pelo uso da imagem dele em seus projetos e isso é muito comum. Usar figuras fortes e em alta é uma das mais poderosas estratégias de branding – estratégia de divulgação – dos lançamentos”, completou.