Jogadores de eSports podem sofrer dano na pele por exposição às telas; Dra. Mariana Ribeiro explica

Publicada: 13/02/2023 - 15:02


As telas são indispensáveis nos dias de hoje. Celulares, computadores, tablets e televisões fazem parte do cotidiano da maior parte das pessoas. Porém, no caso de jogadores de esports, o tempo em frente a esses dispositivos é maior. Dependendo da equipe e da modalidade, os gamers podem ficar de 10 a 12 horas em treinos durante o dia. Diante disso, alguns cuidados com e pele são necessários, afinal, a luz das telas pode causar danos assim como a exposição ao sol.

A Dra. Mariana Ribeiro, médica que atua na área da estética, explica que o tempo passado em frente aos computadores de jogos vai determinar o dano causado à pele. A médica comenta que esses dispositivos eletrônicos apresentam uma luz composta pelas cores verde, azul e vermelha, que formam as cores que enxergamos nas telas.

“A luz azul é a que mais prejudica a pele, porque tem maior radiação energética. Ela atinge diretamente o colágeno e os radicais livres. Com isso, podem ocorrer inflamações, e até mesmo aumentar a quantidade de cravos e espinhas no rosto”, pontuou.

“Além disso, essa luz pode ser mais agressiva que a radiação UV emitida pelo sol. Isso aumenta a produção de melanina de forma desigual, o que causa manchas, envelhecimento precoce e perda de elastina”, acrescentou.

Para retardar esses danos, a médica alerta ser necessário o uso de protetor solar, mesmo em ambientes fechados. Esse produto, indispensável no cotidiano, vai resguardar a pele da luz dos eletrônicos. Ainda de acordo com a Dra. Mariana Ribeiro, o mais indicado é usar o filtro solar com cor, porque forma uma barreira UV e física.

“No caso de pessoas que estão constantemente expostas às telas, como os jogadores de eSports, alguns cuidados são indispensáveis. É importante manter uma rotina de cuidados com a pele, porque isso vai ajudar a evitar problemas a longo prazo. Produtos ricos em vitaminas também são indispensáveis. Além disso, o médico dermatologista deve ser procurado para indicar os tratamentos que mais se darão bem com a sua pele. Assim, é possível se precaver dos riscos que as telas podem provocar à pele”, concluiu.

Recomendado para você


Comentários