Após aposentadoria precoce, ex-lutador se dedica a descobrir e formar novos talentos

Publicada: 25/07/2024 - 18:29


Ricardo (e) e Rafael Prasel lideram a equipe Alemão Brothers – Divulgação

Por Leonardo Fabri

Campeão de jiu-jitsu e kickboxing, e com quatro vitórias em cinco lutas de MMA disputadas, Rafael Prasel, hoje com 35 anos, pendurou as luvas para se dedicar à formação de novas joias.

Líder da equipe Alemão Brothers ao lado de seu irmão Ricardo, o paranaense de Guarapuava vem afiando as armas de jovens talentos de sua região e, mais que isso, formando adultos por meio da filosofia das artes marciais.

“Eu me considero um formador de pessoas. Queremos que elas saiam melhores do que entram em nossa academia, com mais saúde, qualidade de vida e autoconfiança”, enfatiza Rafael Prasel.

“Por consequência, aqueles que querem seguir uma carreira profissional, nós damos todo o apoio e suporte necessário para que isso aconteça. Nosso diferencial é pegar o aluno do zero, desde o primeiro passo”, completa.

A atuação do paranaense como propagador de técnicas e filosofia marcial não se resume ao seu estado. No final do ano passado, Rafael Prasel ministrou seminários pela Europa, mais precisamente na Alemanha, Bélgica e Estônia.

Como competidor, Rafael Prasel foi tricampeão estadual e medalha de bronze do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu da CBJJ; e campeão da Copa do Brasil e do Sul-Americano de Kickboxing da CBKB.

A porta para uma carreira de atleta se fechou devido a lesões, mas um grande portal para uma carreira de sucesso como formador de campeões se abriu. Agora, Rafael transmite todo o seu conhecimento à nova geração.

“Eu acabei tendo uma carreira curta como lutador, marcada por muitas lesões. Foram oito cirurgias em 10 anos. Com 27 anos me aposentei da carreira de lutador e passei para o papel de treinador”, lembra.

Não à toa, na Alemão Brothers o treinador se empenha em descobrir e lapidar novos talentos, com um trabalho nas categorias de base bastante reconhecido na comunidade dos esportes de combate no Sul do país.

Apesar da dedicação a atletas que estão iniciando a carreira, Rafael também tem sob sua batuta o seu irmão, Ricardo, que teve passagens pelo Dana White Contender Series, Rizin, UAE Warriors e KSW, onde disputou o cinturão.

Recomendado para você


Comentários