Atleta da Pitbull Brothers tem vitória no Shooto Brasil 113 revertida pela CABMMA e contesta mudança de resultado: “um absurdo”

Publicada: 02/12/2022 - 10:50


Michel Pânico foi declarado vencedor e 40 minutos depois viu o resultado ser alterado pela Comissão (Foto: Marcell Fagundes)

Um dos maiores eventos de MMA do Brasil, o Shooto Brasil realizou a edição de número 113 na última sexta-feira (25) no Rio de Janeiro. Em um dos combates da noite, o atleta da academia Pitbull Brothers, Michel “Pânico” Lima, teve pela frente o lutador da Tropa Thai Renan Oliveira. Após três rounds de luta, Michel foi declarado vencedor do combate por decisão dividida dos juízes. Após dar entrevista ao vivo falando sobre o triunfo, o pernambucano desceu do cage e foi chamado por um representante da CABMMA (Comissão Atlética Brasileira de MMA), que o informou que o resultado seria revertido para o seu adversário por conta de um erro de leitura dos juízes laterais. 

“Me senti bastante lesado em relação a decisão da CABMMA em alterar o resultado da minha luta. Sabemos o quanto é difícil esse esporte e nos doamos 100% para obter a melhor performance e com isso alcançar o resultado almejado. Então, foi muito triste e decepcionante ser declarado vencedor, dar a entrevista, descer do octógono para comemorar com os amigos e familiares e, 40 minutos depois, receber a notícia que eles marcaram o resultado errado. Foi um absurdo! Se houve somente erro na contagem, isso é rapidamente resolvido. Por que levou esse tempo todo? Por que não trouxeram a público? Por que não divulgaram o próprio equívoco ao vivo? Ainda nos apresentaram uma papeleta totalmente rasurada. Eu e minha equipe estamos indignados. Só queremos que a CABMMA faça uma revisão do resultado dessa luta, caso contrário entrarei com medidas judiciais para me valer o meu direito”, disse Michel.

Empresário de Michel Pânico e de outros grandes nomes do MMA nacional, Lucas Luktus trabalha agenciando a carreira de atletas há 10 anos, e já esteve presente nos maiores eventos do Brasil e do mundo. Com tanto tempo de estrada e experiência, ele garante que nunca viu uma mudança de resultado 40 minutos depois da luta, com o atleta já no vestiário. Para Luktus, o correto seria a CABMMA declarar a luta No Contest (sem resultado).

“Em 10 anos que trabalho com MMA, foi a primeira vez que vi algo do tipo acontecer. O resultado foi alterado no vestiário, vários minutos depois da luta acabar, com o argumento de erro na soma da pontuação. Já vimos isso acontecer no cenário do MMA mundial algumas vezes, mas sempre corrigido em cima do cage. Além disso, mesmo sabendo do respeito da CABMMA no esporte, ter a súmula rasurada é algo que acredito ser inaceitável em qualquer esfera do esporte, pois levanta dúvidas sobre a certeza do resultado. Acredito que o correto nesse caso com tudo que aconteceu seja aplicar o No Contest no combate. Estamos dispostos a fazer uma nova luta para ter um resultado definitivo nesse embate entre os dois”, declarou Luktus.

A papeleta apresentada pela CABMMA estava rasurada (Foto: divulgação)

Procurada, a Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) explicou o ocorrido, falou sobre o motivo da rasura nas papeletas e disse que irá manter o resultado. 

“O empresário do Michel já conversou conosco e enviamos os score cards, score sheet e card do evento (com a mudança de corner, o que causou a rasura). No dia do evento sentamos com o atleta, técnico/corner dele, técnico do Renan, juízes da luta e o Dedé Pederneiras. Mostramos tudo e explicamos o ocorrido. O resultado atual e oficial, dado pelos juízes naquela noite, será mantido. Se fosse o inverso, onde o Michel tivesse ganho por decisão dividida, e o announcer tivesse dado para o adversário, temos a certeza que ele gostaria que fizéssemos o mesmo. A correção foi necessária para ser justo e manter a soberania dos juízes da luta. Qualquer dúvida a mais sugiro entrar em contato direto com o Lucas, que representa o atleta. Ele entendeu o ocorrido e concordou com a nossa conduta”, garantiu Luis Felipe Siqueira, diretor de governança e conformidade da CABMMA.

Recomendado para você


Comentários