Atleta de MMA explica ato para reabertura das academias em SP: ‘Dependemos das aulas pra alimentar nossas famílias’

Publicada: 28/04/2020 - 17:35


Ato em São Paulo aconteceu na última semana (Foto: Reprodução)

*Dezenas de professores e lutadores de artes marciais se reuniram em frente à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) pedindo a reabertura das academias durante a pandemia do novo coronavírus – o serviço foi suspenso pelo Governador João Dória no início da crise sanitária. Um dos responsáveis pelo movimento, Anderson Berinja, atleta de MMA, contou à TATAME sobre o apoio que dado ao Projeto de Lei 257/2020 do Deputado Estadual Altair Morais, pedindo que as escolas de luta possam voltar a funcionar de “forma controlada”.

“A iniciativa (da manifestação) veio através de um grupo de WhatsApp que temos entre promotores, lutadores e líderes de equipes. Vimos a necessidade de nos manifestarmos pedindo a reabertura controlada das academias. Eu conversei com o deputado Altair Moraes. Ele é um cara ligado ao esporte, é faixa-preta de Caratê e multicampeão na modalidade. Então, ele entende que nós proporcionamos saúde as pessoas, além de dependermos das aulas pra alimentar nossas famílias”, disse Berinja.

O texto da ementa PL 257/2020, que já está em tramitação ordinária na Alesp, diz: “Reconhece a prática de atividades e exercícios físicos como essenciais para a população do Estado (de São Paulo) em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como em espaços públicos, em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais”. Confira o projeto de lei na íntegra, aqui.

Além de Berinja, a liderança do grupo que reivindica a reabertura das academias, tem a presença de Drago, presidente da CNMMA (Confederação Nacional de MMA), Edy Dias, árbitro e treinador de Muay Thai e MMA, e o faixa-preta de Jiu-Jitsu Vinicius Reviravolta. Ainda sobre a manifestação na Alesp, Berinja aparece em uma foto (veja abaixo) abraçando o Deputado Altair Moraes. Ao ser indagado pela reportagem sobre o contato físico entre os dois, o que não é recomendado por autoridades neste momento de pandemia, o atleta do UFC disse que foi um “deslize” e que deveriam estar usando máscaras: “Somos um povo acostumados aos abraços e apertos de mão, às vezes, foge do controle pela força do hábito”, comentou.

Ver essa foto no Instagram

Político do povo e quem está junto com o povo, muito obrigado deputado @altairmoraessp pela presença na nossa manifestação de apoio ao seu projeto de lei 257/2020…. Hoje mostramos que somos disciplinados e que merecemos o devido respeito das autoridades. @ads_dominguez

Uma publicação compartilhada por Anderson Berinja (@andersonberinja_ufc135) em 23 de Abr, 2020 às 11:18 PDT

Vale destacar que São Paulo é o epicentro da pandemia de Covid-19 no Brasil. O estado superou nesta terça-feira (28) a marca de 2 mil mortes e já registra mais de 24 mil casos confirmados.

Por Yago Rédua

Recomendado para você


Comentários