Brasileira lança ‘media training’ voltado a lutadores de jiu-jitsu

Publicada: 07/06/2022 - 14:34


Com experiência dentro dos tatames e na frente das câmeras, Mayara Munhos atenta para a importância do trabalho de imagem dos atletas

*Por Leonardo Fabri

Mayara conhece as demandas tanto dos atletas quanto dos repórteres (Foto: Divulgação)

Foi-se o tempo em que o lutador de jiu-jitsu precisava “apenas” lutar – e ganhar campeonatos – para ter fãs e, consequentemente, atrair marcas para patrociná-lo. Com a modernidade das redes sociais, hoje, é imprescindível que o atleta saiba se comunicar, seja na internet ou nas mídias convencionais, como jornais, revistas e TV.

Formada em Rádio, TV e Internet e com uma vasta experiência na área de criação de conteúdo voltado ao esporte, a faixa-marrom Mayara Munhos, incomodada com a disparidade de nível midiático entre lutadores e atletas de outras modalidades, como futebol e vôlei, as quais cobriu em seus oito anos de ESPN, decidiu criar um curso media training para preparar seus pares para as necessidades do mundo atual.

“O objetivo principal desse curso é fazer com que os atletas entendam o quanto é importante cuidar da imagem. São cinco módulos, que vão desde noções básicas de conteúdo para redes sociais e comportamento em frente às câmeras, até a importância de cláusulas em contratos de patrocínio, com auxílio de especialistas”, explica Mayara.

Mayara Munhos já foi colaboradora do BJJ Flix, do fórum norte-americano BJJ Heroes; cobriu ADCC, maior evento de lutas agarradas do mundo; Mundial da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF); além de campeonatos brasileiros e importantes eventos do cenário nacional, como BJJ Stars e BJJ Bet, este como apresentadora.

Referência na comunidade da luta, ela hoje, entre outros projetos, lidera o podcast e canal no Youtube “Jiu-Jitsu In Frames”, no qual cria conteúdo, dá dicas e entrevista importantes personagens do esporte. Reconhecida entre todos os atletas e maiores empresas da área, Mayara produziu diversos conteúdos relevantes para o portal espnW, editoria do gigante canal americano voltado a esportes femininos, o que a levou a colaborar para a ESPN Internacional.

Uma das principais preocupações da especialista, que chegou a ser campeã paulista, é o preconceito que existe entre os mais “cascas-grossas” em relação aos mais engajados nas redes. Embora no jiu-jitsu a popularidade na internet ainda não seja tão crucial quanto no boxe ou no MMA, o poder de influência sobre uma legião de fãs é um grande ativo para atrair bons patrocínios.

“Comece a trabalhar suas mídias desde já. Quanto antes você começar, melhor; se for deixar para quando chegar à faixa-preta, pode ser tarde. Não ligue se te chamarem de blogueiro. Se você não fizer a sua parte, ninguém vai fazer. No curso eu ensino sobre planejamento. Não é necessário passar horas no celular, basta se programar”, explica.

“Felizmente, as novas gerações de atletas já estão chegando no circuito com o básico, pelo menos. Os mais novos, inclusive, incentivados pelos próprios pais. Muitas crianças já possuem um perfil nas redes mostrando rotina e conquistas. Para eles esse trabalho de imagem acaba sendo algo mais natural”, completa.

Apesar das redes sociais serem o principal termômetro da popularidade do atleta, Mayara Munhos atenta que é importante não negligenciar as mídias convencionais. Ela, inclusive, define as entrevistas como oportunidades de marketing gratuito. Vale lembrar que empresas costumam pagar bem para anunciarem em TVs, revistas e sites.

“No curso eu procuro desmistificar as entrevistas. Muitos lutadores acham que é um bicho de sete cabeças, mas não é; é costume, prática, coisas que treinamentos simples ajudam a resolver. Dou dicas de como se portar numa entrevista, como naturalizar o momento em frente às câmeras; do que fazer o que não fazer para a entrevista render.”

Outra importante colaboração da faixa-marrom para a comunidade foi a série de reportagens sobre assédio sofrido por mulheres nas academias de jiu-jitsu. O material alavancou seu trabalho no Brasil e a levou a dar entrevistas na TV, colaborar para artigos universitários e até a colaborar com a Câmara dos Deputados em um projeto de lei na de combate ao assédio.

Para saber mais sobre o curso, siga @maymunhos no instagram.


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