Brasileiro Matheus Vetoraci vê Jiu-Jitsu ganhando força com a chegada do Europeu da ISBJJA em Portugal

Publicada: 20/09/2023 - 17:32


Em pouco tempo, Matheus Vetoraci (em pé de branco) já vem realizando um grande trabalho em Portugal (Foto divulgação)
Em pouco tempo, Matheus Vetoraci (em pé de branco) já vem realizando um grande trabalho em Portugal (Foto divulgação)

* O faixa-preta Matheus Vetoraci, professor de Jiu-Jitsu na academia BLVCKØUT em Seixal (distrito de Setúbal), é mais um que acredita que o Europeu 2023 da ISBJJA, marcado para os dias 21 e 22 de outubro, em Coimbra, Portugal, está chegando para fazer a diferença no cenário competitivo lusitano. “Esse campeonato vai fazer com que o Jiu-Jitsu evolua aqui e nós precisamos dessa evolução, de visibilidade”, afirmou o brasileiro.

O faixa-preta Matheus Vetoraci, professor de Jiu-Jitsu na academia BLVCKØUT em Seixal (distrito de Setúbal), é mais um que acredita que o Europeu 2023 da ISBJJA, marcado para os dias 21 e 22 de outubro, em Coimbra, Portugal, está chegando para fazer a diferença no cenário competitivo lusitano. “Esse campeonato vai fazer com que o Jiu-Jitsu evolua aqui e nós precisamos dessa evolução, de visibilidade”, afirmou o brasileiro.

Quando chegou em Portugal, há dois anos, o faixa-preta lutou o Campeonato Nacional, em Lisboa, e teve a felicidade de sagrar-se campeão absoluto, conseguindo a finalização na maior parte das lutas.

Em seguida, Matheus foi convidado para assumir uma academia (que ainda não tinha Jiu-Jitsu), e hoje, com apenas seis meses de trabalho, suas turmas já estão repletas de alunos ranqueando em campeonatos. “Aqui em Portugal, às vezes, vem uma criança treinar e logo em seguida vem a mãe, o pai e até mesmo outros familiares. Por isso digo que a academia tende a crescer cada vez mais”, afirmou.

Segundo Matheus Vetoraci, a maioria das pessoas que buscam o Jiu-Jitsu primeiramente querem aprender defesa pessoal, mas acabam gostando do lifestyle e no final, todos querem competir. “As pessoas se sentem seguras, porque tudo é muito bem dividido por categoria de peso e faixas, então o caminho acaba sendo a experiência em competir”.

Sobre o Europeu da ISBJJA, o domingo (22) será reservado para o Europeu Kids, com crianças do pré-mirim ao infanto-juvenil. Já no sábado (21), as disputas vão ser do juvenil ao master. Para Rogério Gavazza, presidente da CBJJD e vice da ISBJJA, a expectativa é de uma participação em massa dos atletas portugueses e de outros países. Inscrições abertas em www.isbjj.com.

  • * Texto por Marucha Daniotti

Recomendado para você


Comentários