Campeão de seletiva, Cassio Felipe mira o título do ADCC
Por: Redação
Publicada: 04/04/2024 - 17:31
*Por Leonardo Fabri
Campeão na categoria até 99kg da seletiva do ADCC realizada em Belo Horizonte, o faixa-preta de jiu-jitsu Cassio Felipe Sousa Costa será um dos representantes do Brasil nesta edição da principal competição de luta agarrada do mundo, que este ano acontece em agosto, na cidade de Las Vegas, nos EUA.
Cassio Felipe é atleta da Six Blades, equipe liderada pela lenda Xande Ribeiro, que, curiosamente, foi bicampeão do ADCC, em 2007 e 2009, exatamente na categoria até 99kg. Ou seja, a inspiração diária dentro dos tatames é o que não falta na preparação de Cassio para o seu debute no maior palco de grappling do mundo.
“Essa vaga significa muito para mim, porque venho me dedicando muito aos treinos e também na alimentação e preparação física. Também significa que o trabalho está dando certo e trazendo resultados. Tenho muito a agradecer ao meu sensei Xande Ribeiro e ao professor Victor Hugo, que vêm me ajudando muito”, destaca.
Vale frisar que o ADCC é realizado de dois em dois anos e cada categoria conta com apenas 16 atletas, classificados através de seletivas com lutadores de altíssimo nível ou então de convites feitos pela própria organização. Entre os melhores de sua categoria no mundo, o brasileiro entra na disputa com a expectativa lá no alto.
“As expectativas são as melhores, tenho bastante tempo para me preparar e vou continuar treinando forte e dando meu melhor todos os dias para chegar lá na minha melhor forma física e mental. Tenho muitos aspectos para melhorar e evoluir, então mal posso esperar para chegar lá e mostrar meu jiu-jitsu”, projeta.
“O campeonato deste ano promete ter mais de 15 mil pessoas assistindo presencialmente, fora a audiência gigantesca nas transmissões mundo afora, e isso apenas me motiva a trabalhar duro nos treinos e chegar no dia na minha melhor versão, preparado para os maiores desafios”, complementa o maranhense.
No currículo, Cassio Felipe ostenta os títulos da própria seletiva do ADCC, do American National, e ouros duplos (peso e absoluto) em diversos Opens da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF, na sigla em inglês). Inclusive, hoje ele é o 2º colocado no ranking de sua divisão e o 12º peso por peso no mundo.
Além disso, ele também subiu em pódios de outros grandes campeonatos de jiu-jítsu do mundo, tanto de kimono quanto sem. No Mundial sem kimono e no Pan Americano de kimono, Cássio conquistou o vice-campeonato; no Mundial de kimono e no Pan sem, ele garantiu o terceiro lugar.
“O meu objetivo principal era ganhar a seletiva do ADCC, e graças a Deus deu tudo certo! Então, consequentemente, o ADCC virou meu principal objetivo agora. É um grande campeonato com grandes nomes e mal posso esperar para entrar em ação!”, aguarda o faixa-preta brasileiro.
“Eu também tenho como objetivo lutar alguns campeonatos com o kimono, portanto vocês também me verão no Mundial da IBJJF de kimono. Ano passado fiquei em terceiro lugar na minha primeira aparição, sinto que evoluí muito desde lá e mal posso esperar pra ir lá e mostrar toda essa evolução a todos”, completa.