Capoeira: Cerimônia em Niterói reconhece o primeiro mestre italiano

Publicada: 25/08/2025 - 14:31


Encontro marcou a integração cultural entre Brasil e Itália – Foto: Divulgação

Neste sábado (23), Niterói foi palco de um momento histórico para a capoeira. A cidade recebeu a cerimônia de reconhecimento do primeiro mestre de capoeira italiano, em evento realizado na academia X-Fusion.

O presidente do Grupo Comunità Italiana, Pietro Petraglia, participou da homenagem e, ao lado do capoeirista Fabio Soldi, entregou ao mestre Branco a placa de reconhecimento assinada pela prefeita de Florença, Sara Funaro.

O documento oficial da Prefeitura da capital cultural italiana destaca a capoeira como uma arte que contribui para o esporte, a inclusão social, a saúde, a economia e o bem-estar da população fiorentina.

O Grupo Comunità Italiana teve papel fundamental na iniciativa, fortalecendo os laços culturais e esportivos entre os dois países.

A cerimônia também marcou a primeira formatura de um mestre de capoeira genuinamente italiano. Conhecido nas rodas como mestre Hiena, Fabio Soldi iniciou sua trajetória em 2002, em Niterói, após se encantar com a capoeira em Florença. Desde então, dedicou-se a aprender no berço da arte-luta, vivendo no Brasil por mais de 20 anos.

Neste fim de semana, ele recebeu a graduação da corda vermelha, o mais alto reconhecimento na capoeira, em cerimônia conduzida por seu mestre e mentor, Marcelo Tavares Pessanha, o mestre Branco.

Recomendado para você


Comentários