Capoeira une Niterói e Itália em formatura histórica de mestre italiano
Por: Redação
Publicada: 22/07/2025 - 11:45

A capoeira, arte marcial brasileira que mistura agilidade, dança e música, será celebrada de forma especial em Niterói no dia 23 de agosto. A cidade vai sediar a comemoração dos 25 anos do Grupo-Escola Regional de Capoeira, fundado pelo mestre Branco, e marcar a histórica graduação do italiano Fábio Soldi — conhecido como “Hiena” — como mestre da arte.
O evento tem apoio do grupo Comunità Italiana e será a primeira formatura de um capoeirista da Região da Toscana, na Itália. Hiena conheceu a capoeira em sua cidade natal, Florença, em 2002, e se mudou para o Brasil para estudar diretamente com os mestres da arte. Desde então, construiu uma trajetória de mais de 20 anos de dedicação, que agora será reconhecida com a corda vermelha — símbolo de maestria, luta e energia vital na capoeira.
A cerimônia será conduzida por seu mentor, mestre Branco, referência da capoeira no estado do Rio de Janeiro. “Apesar de ainda sofrer certo preconceito no Brasil, a capoeira é muito valorizada na Itália”, destaca o mestre, que leciona atualmente na academia X Fusion, em Niterói.
O reconhecimento internacional da capoeira cresce a cada ano. Desde 2014, ela é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO e está presente em escolas como atividade extracurricular, inclusive em Niterói, uma das cidades pioneiras na prática infantil da modalidade.
Mestre Branco, que mantém laços com a Itália, mesmo sem descendência direta, reforça: “A capoeira vai além da luta. Ela conecta culturas, histórias e pessoas.”