Casal investe no MMA por vaga no UFC e título mundial

Publicada: 03/08/2022 - 12:54


Aline Minosso e Fernando Leitão abriram mão de bens e deixaram Cuiabá para viver sonho no esporte

Aline e Fernando sonham em chegar ao UFC (Foto: Arquivo Pessoal)

*Por Leonardo Fabri

O esporte é capaz de proporcionar diversos sonhos, como investir em uma modalidade e se tornar o melhor do mundo. Em Cuiabá (MT), as histórias de Aline Minosso e Fernando Leitão se cruzaram durante uma competição e, agora, o casal mostra que está disposto a tudo para buscar um título mundial no MMA, além de uma vaga no UFC.

Fernando é mais experiente. Com 23 anos de artes marciais, o atleta começou no taekwondo, antes de se aperfeiçoar no kickboxing, no boxe e no jiu jitsu. Já Aline iniciou a carreira há cinco anos e encontrou no esporte um jeito de superar a depressão e renascer. Na caminhada, encontrou parceiro, fundamental para sua evolução.

“Eu estava em depressão e renasci através da luta. Nunca havia gostado de esportes, mas o meu me deu um objetivo para prosseguir”, disse Aline Minosso, que nasceu na cidade de Sorriso, no Mato Grosso.

Para se profissionalizar, a a brasileira precisou superar outros obstáculos. Moradora de uma cidade pequena, ela era a única atleta feminina de MMA e não recebia auxílios de profissionais da área. Mesmo assim, se arriscou em eventos sozinha, sem treinador. Em uma competição, encontrou Fernando, que a ajudou.

A mato-grossense conta que as conversas com o parceiro de vida começaram em um grupo de WhatsApp, criado para o evento. As afinidades eram muitas, e logo eles decidiram morar juntos. Começaram a dar aulas e traçaram planos de buscarem juntos seus objetivos.

“Eu já tinha iniciado a minha carreira quando conheci o Fernando, que também já estava há anos na luta. O diferencial é que eu morava em uma cidade menor e ele, na capital. Não havia ninguém treinando ou lutando MMA na minha cidade, e eu era a única atleta feminina. Treinava nas academias, mas não havia treino específico. Não tinha um professor responsável pelo meu treino”, relembrou Aline.

Lado a lado, ela e Fernando se permitiram sonhar com voos mais altos. O casal pretende competir em grandes eventos de MMA, como o UFC. Vice-campeão brasileiro de kickboxing, Fernando tem cinco vitórias e três derrotas na carreira no MMA. Já Aline, campeã brasileira de kickboxing, está invicta no MMA com três vitórias em três lutas.

“Nós abrimos mão de muitas coisas (para viver esse sonho). Vim de Cuiabá, abri mão de uma academia com muitos alunos e outros bens. Investimos tudo para correr atrás desse sonho, de ser campeão mundial e chegar a grandes eventos, como o UFC”, contou Fernando.Atualmente, Aline Minosso e Fernando Leitão treinam no Brazilian Top Team, com o mestre Murilo Bustamante, no Rio de Janeiro. Murilo é um dos fundadores e atual líder do BTT, além de especialista em Jiu-Jitsu. Ele também já foi campeão da categoria meio-pesados no UFC.

Recomendado para você


Comentários