CBJJ e IBJJF passam a aceitar curso gratuito de primeiros socorros da Prefeitura do Rio
Por: Redação
Publicada: 20/11/2025 - 10:50

A Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e a International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) passaram a reconhecer oficialmente o curso de Suporte Básico de Vida, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes do Rio, em parceria com a Defesa Civil, de forma gratuita, como requisito válido para a obtenção do diploma de faixa-preta. O movimento marca um avanço na segurança dos praticantes e na qualificação dos professores que chegam ao grau máximo da modalidade.
Segundo o Sindilutas, a atualização atende diretamente às demandas por mais preparo em situações de emergência durante treinos e competições. O conteúdo inclui noções de primeiros socorros, protocolos de atendimento imediato e práticas essenciais para reduzir riscos em ambientes esportivos.
O subsecretário Marcelo Arar celebrou a conquista destacando o impacto para toda a comunidade do Jiu-Jitsu: “É uma grande notícia o Certificado de Suporte Básico de Vida ser aceito também pela CBJJ. Para os professores que forem graduados, ou atualizarem para chegar à faixa-preta, esse curso vai valer. E o melhor: totalmente gratuito, com certificado da Secretaria de Esportes e da Defesa Civil”, afirmou.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Esporte pelo telefone: 3973-3915 ou pelo email smel.gab@gmail.com. O primeiro encontro para inscrição no curso será no dia 1º de dezembro, no Clube Municipal, na Tijuca.
Rio de olho em retorno do Mundial
Outra novidade dessa relação entre o Rio de Janeiro e a CBJJ e IBJJF é relacionado ao Mundial e ao Brasileiro. Os dois eventos que eram realizados na Cidade Maravilhosa são cobiçados pela prefeitura para retornarem em breve. O primeiro foi para os Estados Unidos, enquanto o segundo acontece em São Paulo – ambos há quase 20 anos. Vice-prefeito, Eduardo Cavalieri enfatizou o desejo de trazer o Mundial de volta para o Rio de Janeiro, nem que seja em uma edição comemorativa.
Professor Fabricio Xavier, presidente do Sindilutas, reforçou que a prefeitura está trabalhando duro para trazer os grandes eventos de luta para o Rio de Janeiro: “Não mediremos esforços para trazer esses grandes eventos para o Rio de Janeiro, estamos na luta para trazer o Brasileiro, já para o ano que vem, que não acontece há 15 anos aqui. Fechamos um data para o ADCC no Velódromo, trouxemos novamente a Copa Pódio e estamos negociando para trazer o BJJ Star, dentre outros, a final de contas o Rio é a capital mundial das artes marciais”.