CheckMat Europa abraça ISBJJA em busca da profissionalização do Jiu-Jitsu em Portugal

Publicada: 29/08/2023 - 16:33


Equipe CheckMat vai marcar presença no Europeu de Jiu-Jitsu da ISBJJA (Foto divulgação)
Equipe CheckMat vai marcar presença no Europeu de Jiu-Jitsu da ISBJJA (Foto divulgação)

* Há cinco anos, Ricardinho Vieira (faixa-preta formado pelo professor Romero Cavalcanti, o “Jacaré”, um dos fundadores da Alliance) saiu do Brasil em busca de sua documentação como cidadão português, já que ele tinha o direito da dupla nacionalidade. Depois, Ricardo, que hoje vive em Lisboa (POR) e representa a equipe CheckMat, percebeu o mercado europeu como forte demandante de potencial para o crescimento e aprimoramento da arte suave.

“O Jiu-Jitsu na Europa é mais agressivo e não se tem muita estratégia de combate, isso foge um pouco da maneira como eu gosto de ensinar e da forma como eu aprendi. Por um lado, eu posso até perder pessoas, mas por outro, acabo mantendo o foco na qualidade técnica porque sei que o benefício, para os atletas, acaba sendo maior”, declarou.

Para ele, a diferença entre o Jiu-Jitsu europeu e o brasileiro é que o primeiro tem a tendência de buscar a finalização o tempo todo, enquanto o segundo tem tradição na mobilidade e na defesa pessoal. Segundo Ricardinho, em Lisboa, cada vez mais chega gente com grande potencial, e isso está ampliando o mercado europeu com mais qualidade no esporte.

Por anos, os Estados Unidos foram o único lugar dos sonhos do lutador e professor de Jiu-Jitsu brasileiro. Porém, por conta da alta demanda, hoje, a Europa está assumindo fortemente esse papel. Devido ao fato dos EUA não absorverem tanta gente, a Europa acabou se tornando o segundo continente mais procurado por pessoas que querem trabalhar com Jiu-Jitsu fora do Brasil.

“Estou com uma grande perspectiva para o Campeonato Europeu da ISBJJA / CBJJD (dias 21 e 22 de outubro), em Coimbra (POR). Vejo com muito bons olhos um evento de competição, porque isso nos motiva a treinar com mais empenho, especialmente aqueles que gostam de competir. Estou muito otimista e torço para que, cada vez mais, tenha campeonatos em Portugal. Isto faz com que o esporte cresça na localidade”, acrescentou o responsável pela CheckMat no continente..

Ricardinho Vieira mencionou ainda a importância de se organizar um projeto social. Ele, que já tem sua academia-matriz, no Rio de Janeiro, voltada para ajudar os mais carentes, está repetindo a fórmula do sucesso em Portugal: “Aqui, eu também ajudo pessoas que têm o potencial para trabalhar com o Jiu-Jitsu, seja para tornar-se professor; seja para competir. Hospedo, inclusive, na minha casa, brasileiros que acabam de chegar”, declarou o famoso irmão Vieira, conhecido no exterior como “Vieiras Brother”.

Sendo assim, a CheckMat Europa começou devagar, mas já está conquistando seu espaço, sendo trabalhada com o objetivo de virar uma potência, especialmente no ramo da competição. “Hoje estou aqui com o foco na parte técnica dos atletas que gostam de competir e gostaria de deixar uma mensagem para a Câmara de Portugal: que apoie um projeto social, pois é muito importante estarmos sempre incentivando as pessoas e colaborando, nesse sentido, para o fortalecimento do esporte”, concluiu o faixa-preta.

A matriz da CheckMat, localizada em Copacabana, Rio de Janeiro, se fortaleceu com a união de um projeto social no morro do Cantagalo, em Ipanema. Houve uma integração da academia, com pessoas da comunidade, mais carentes e que muitas vezes não tinham condição de pagar a mensalidade. Dalí, saíram jovens dispostos a lutar em competição e grandes campeões.

  • * Texto por Marucha Daniotti

Recomendado para você


Comentários