Com bolsa Atleta Mineirinho Gold Team na mira, Rio International Cup define campeões do ranking 2025
Por: Redação
Publicada: 23/10/2025 - 9:05

Lançada pela CBJJD / FJJD-Rio no início de 2025, a bolsa Atleta Mineirinho Gold Team visa apoiar a formação de novos talentos da arte suave e será dada para os campeões do ranking do Circuito Mineirinho de Jiu-Jitsu nas classes infantil (7 a 12 anos), infanto-juvenil (13 a 15 anos), juvenil (16/17 anos) e adulto faixa-azul.
Os quatro vencedores receberão R$ 500 por mês de janeiro a dezembro através de um contrato com a Federação e, além disso, isenção das taxas de inscrição em todas as etapas do Circuito Rio Mineirinho 2026, quimono, junto a outros apoios que totalizam mais de R$ 8 mil.
Entre os atletas que vêm buscando a cobiçada premiação, dois se destacam: os faixas-azul adulto Pedro Lucas (Double Five) e juvenil Lucas Matos (Nova União). E de olho em garantir a bolsa Atleta Mineirinho Gold Team, a dupla retorna à ação nos dias 15 e 16 de novembro, quando o Velódromo, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, será palco do Rio International Cup.
Com peso 2 no ranking, o campeonato – válido pela oitava e última etapa do Circuito Mineirinho de Jiu-Jitsu 2025 – tem inscrições abertas no site www.cbjjd.com.br e irá definir todos os campeões do ranking, da faixa azul até a preta.
Lucas ‘atropela’ adversários em busca da bolsa
Concorrendo ao ranking na faixa-azul juvenil, Lucas Matos, de 17 anos, lidera após vencer peso e absoluto em quase todas as etapas da temporada. Dono de um Jiu-Jitsu afiado e repleto de finalizações, o jovem que atualmente treina na equipe Nova União avaliou seu desempenho e projetou o Rio International Cup.
“Avalio meu desempenho como bom, trabalhando para evoluir cada vez mais. Fui campeão no peso e vice no absoluto na primeira etapa, e desde então conquistei ouro duplo nas demais, finalizando quase todas as minhas lutas”, relembrou Lucas, que completou sobre o próximo evento:
“Estou me preparando bem, focado como sempre e com ótimas expectativas. A CBJJD / FJJD-Rio é a primeira entidade que vejo aqui no Rio que se importa em pagar o absoluto para faixa-azul juvenil e também a primeira que irá pagar uma bolsa como a Atleta Mineirinho Gold Team. Essa valorização é muito legal, fico feliz de ver pessoas interessadas em ajudar e incentivar os atletas em um país que nos negligencia tanto”.

Com o sonho de ser campeão mundial pela IBJJF na faixa-preta no futuro e também representar o Brasil no UFC, Lucas Matos já sabe o que fazer com o dinheiro da bolsa Atleta Mineirinho Gold Team caso confirme o título do ranking: “Vai me ajudar a juntar para competir no Mundial dos Estados Unidos e buscar novos objetivos”.
Pedro aposta na constância para levar premiação
Também na faixa-azul, mas no ranking adulto, Pedro Lucas é o líder. Atualmente aos 18 anos, o jovem começou a treinar ainda criança, em um projeto social de Rio das Ostras – sua cidade -, e desde então não parou mais.
Empolgado com a chance de garantir a bolsa Atleta Mineirinho Gold Team, o atleta da Double Five elogiou: “O Circuito Mineirinho vem tirando onda, com campeonatos muito bem organizados, que valorizam os atletas, por isso eu faço questão de estar presente em todas as etapas. Em 2024 eu fui o atleta que juntou mais pontos durante toda a temporada e quero fazer bonito este ano de novo”.
Com planos de viver do Jiu-Jitsu e ser campeão mundial na faixa-preta um dia, Pedro antes volta aos tatames no Rio International Cup. E em busca dos benefícios para o 2026, garante foco total na última etapa do ano.
“Estou treinando bastante para ser campeão novamente no Rio International Cup e garantir o ranking. Com certeza essa premiação vai ajudar muito na sequência da minha carreira”, encerrou.