Com destaque para inclusão, Troféu Rio de Judô acontece neste final de semana
Por: Redação
Publicada: 04/10/2019 - 11:46
O primeiro fim de semana de outubro será de bastante Judô no Rio de Janeiro. Neste sábado e domingo (dias 5 e 6), a Arena da Juventude, no Parque Olímpico de Deodoro, recebe o Troféu Rio de Janeiro-Circuito Estadual e o Circuito Rio de Janeiro-5ª etapa. Todas as etapas dos circuitos em 2019, é fundamental ressaltar, realizados em arenas olímpicas.
O Troféu Rio de Janeiro será realizado no sábado e terá o início das atividades às 8h (de Brasília). A competição engloba cinco categorias: Sênior, Veteranos, Sub-21, Sub-18 e Sub-15.
Já no domingo, a 5ª etapa do Circuito Rio de Janeiro começa mais cedo, às 7h30. O torneio também abrange cinco categorias, havendo apenas a troca dos Veteranos pelo Sub-13.
Ao todo, são mais de 820 atletas inscritos nas competições. São 341 no Circuito Estadual, 346 no Circuito Rio de Janeiro, 60 entre os Veteranos e outros 74 no Judô para Todos.
Há ainda uma outra competição em disputa no sábado, dia 5: o Judô para Todos. A FJERJ organiza a competição, que visa promover a inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento das Pessoas Com Deficiência (PCDs) nos segmentos Paralímpico, Surdolímpico, Special Olympics e Judô For All.
“O Troféu Rio de Janeiro marca mais uma etapa desse circuito 2019 que, tanto o Estadual quanto o Rio de Janeiro, são de enorme sucesso. A realização de todos os eventos mostram todo o esmero da FJERJ e dos colaboradores, bem como clubes e atletas no trabalho em prol da evolução do judô carioca. É um orgulho extra ver o sucesso dos torneios de veteranos, que foram trazidos de volta para o convívio da federação e das competições. Tudo isso ter sido realizado apenas em arenas olímpicas é muito gratificante”, comentou o presidente da FJERJ, Jucinei Costa, que complementou.
“Se trata de mais uma etapa das seis competições que compõem o ranking das agremiações. É um evento tradicional, que conta com as melhores agremiações do estado. A expectativa é de mais uma vez termos o ginásio lotado. Além disso, teremos a etapa nacional do Judô Para todos, evento que contempla a pessoa com deficiência. Atendemos todo e qualquer aluno/atleta no festival e competição. Se trata de uma grande integração, trazendo esse evento para dentro de uma etapa do Judô regular e fazendo uma verdadeira inclusão social. Temos cerca de 80 pessoas com deficiência no evento, que vai de criança até adulto. Será mais um sucesso”, projetou
Antes do Troféu Rio de Janeiro, as quatro etapas do Circuito Estadual foram o Torneio de Abertura, em abril; o Campeonato Carioca, em maio; o Campeonato Estadual, em junho; e, por fim até agora, o Campeonato Inter-Regional. O Circuito Rio de Janeiro acompanhou todas as etapas.