Com grande expectativa, Modena Fall National Open marca estreia da ISBJJA na Itália
Por: Redação
Publicada: 12/09/2025 - 17:12

Pela primeira vez na sua história, a ISBJJA – braço da CBJJD na Europa – irá desembarcar na Itália. E no dia 19 de outubro, Modena, na bela Emília-Romanha, vai ser palco do Modena Fall National Open de Jiu-Jitsu.
Com disputas do kids ao master, Gi & No-Gi e premiação atrativa, o Modena Fall National Open tem inscrições abertas no site www.isbjja.com e promete reunir a nata da arte suave italiana em ação.
Um dos responsáveis pela competição – que tem apoio da IJJE – é o faixa-preta Fabrício Nascimento, também conhecido como “Rei da Itália”. Radicado no país há anos, o brasileiro comentou sobre o cenário do Jiu-Jitsu no momento e mostrou empolgação para o Modena Fall National Open.
“Vejo o Jiu-Jitsu crescendo muito na Itália. Tem um pouco menos de disciplina hoje em dia, não é como antigamente, mas a galera ainda treina bastante e está evoluindo. Hoje acho que somos um dos países da Europa que mais organiza competições, e isso é fundamental para atletas e equipes”, disse Fabrício, que continuou:
“Eu já tinha feito um evento em Modena, o National Championhip, mas queria elevar o nível. Então, conversamos com o Rogério Gavazza e o Oscar Daniotti (responsáveis pela ISBJJA) com a ideia de representá-los na Itália e organizar campeonatos ainda melhores. Queremos fazer a ISBJJA crescer e ser reconhecida aqui, e com isso crescermos juntos”.

Aos 48 anos, Fabrício começou a treinar em 1992, através de um amigo, e assim que pegou a faixa preta rumou para a Europa. Desde então, construiu uma trajetória vitoriosa com títulos no grappling e MMA, além da fundação da sua própria equipe: a N Fight.co, hoje com mais de 30 filiais.
Agora como organizador, ele espera levar todo esse sucesso para o Modena Fall National Open: “A expectativa é a melhor possível! Aposto nos nosso diferenciais que são organização / estrutura, disputas de alto nível e atenção ao público para realizar o melhor campeonato possível”, finalizou Fabrício.
ISBJJA animada para estreia
Responsável pela International Sports Brazilian Jiu-Jitsu Association ao lado de Oscar Daniotti, o experiente Rogério Gavazza também demonstrou empolgação para o debute da ISBJJA em solo italiano. E após passar com êxito por Portugal e Espanha, ele espera repetir a dose.
“Nossa entrada na Itália representa o início do projeto de organizar o Circuito Europeu. Começamos com o Circuito Ibérico, com eventos em Portugal e na Espanha, e aos poucos estamos fechando com profissionais competentes para irmos expandindo para outros países da Europa”, afirmou Gavazza, que ainda projetou:
“A Itália tem um potencial enorme para o crescimento do Jiu-Jitsu, mas sabemos que o início é sempre difícil. Projetamos cerca de 500 competidores no Modena Fall National Open e contamos com o apoio dos professores, especialmente brasileiros que moram lá, para aumentarmos esse número. Em Portugal já tivemos eventos com cerca de 1.000 atletas e no Brasil chegamos a bater 3.000. Esse é o nosso objetivo no futuro”, encerrou.