Com o objetivo de inspirar pessoas através do jiu-jitsu, brasileiro mira o mundial da IBJJF

Publicada: 23/12/2022 - 14:05


Foto: Vando Silva

Por Leonardo Fabri

Alagoano da capital, o faixa-preta de jiu-jitsu Vando Silva é um verdadeiro colecionador de títulos. Com cerca de 30 medalhas conquistadas ao longo da carreira, ele se prepara para ir atrás da maior delas: a de ouro do mundial da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), nos EUA.

“Para mim o jiu-jitsu vai além do esporte, é uma filosofia de vida”, destaca o brasileiro. “Todos os meus sonhos estão atrelados ao jiu-jitsu, e ser campeão mundial está na prateleira mais alta, ao lado de impactar a vida de outras pessoas, que é a missão de todo apaixonado pela modalidade”.

O currículo de Vando Silva é composto por títulos no Nordeste e no Sudeste do Brasil, como os campeonatos alagoano e paulista, além de conquistas internacionais. Apesar disso, o maior presente que ele recebeu da arte que tanto ama vai muito além de medalhas.

“O jiu-jitsu mudou minha vida em todas as áreas. Eu era muito tímido, inseguro, e isso tudo mudou depois que entendi o real sentido da arte suave. Sou a prova viva do impacto social que o jiu-jitsu pode provocar. Por isso, quero inspirar outras pessoas e compartilhar todo o meu conhecimento”, revela o faixa-preta.

“O jiu-jitsu tem o poder de transformar a vida de qualquer indivíduo, especialmente os jovens, pois é uma grande ferramenta de disciplina, provedor de autoestima, autoconfiança, autocontrole, fora os benefícios físicos que o esporte proporciona. Por isso, meu papel é ajudar a difundir esta arte tão maravilhosa”, complementa.

Além de competidor, Vando Silva também é um professor bastante respeitado, já tendo formado outros 10 faixas-pretas. Atualmente ele ministra aulas para cerca de 60 alunos, tanto adultos quanto criança. Ele também foi o fundador da turma kids da equipe que representa, a Team Cruz BJJ.

Recomendado para você


Comentários