Do cage ao tatame: MAC e BJJ Clubes se firmam como plataforma para lançar novos talentos

Publicada: 19/09/2025 - 0:35


Kadu Castro é announcer do MAC e do BJJ Clubes – Foto: divulgação


Desde a primeira edição em janeiro de 2020, o MAC (Martial Arts Championship) vem mostrando uma evolução constante. Para Kadu Castro, announcer oficial do evento, cada edição é um passo à frente na organização e no nível técnico das lutas. Segundo Kadu, o crescimento do MAC, que realizou sua décima quinta edição no último sábado (13) no Rio de Janeiro, não se limita às melhorias de infraestrutura, como iluminação, câmeras e mídia, mas também se reflete na performance dos atletas.

“Cada edição é um ajuste, uma coisa que você vai agregando e ajeitando na engrenagem para tudo sair maneiro. É impressionante a evolução da galera, da equipe. A gente funciona tipo um circo, sempre juntos fazendo o show acontecer”, avalia, complementando: “O nível técnico das lutas também vai melhorando, os atletas estão se exigindo mais, e as lutas estão ficando mais difíceis. As próximas edições terão disputa de cinturão e o público já percebe a evolução em organização e estrutura, tanto que os ingressos estão praticamente esgotados”.

O BJJ Clubes, por sua vez, é elogiado por Kadu – que será announcer da próxima edição, que acontece neste domingo (21) no Rio de Janeiro – como uma ideia inovadora de Dedé Pederneiras, que uniu times de Jiu-Jitsu de forma a transformar a competição em um verdadeiro espetáculo para torcidas.

“A sacada genial do Dedé foi juntar os times e trazer a paixão das pessoas para o tatame. Enquanto nas outras competições são torcidas de academias, aqui você vê a torcida do Botafogo, por exemplo, e é alucinante. O diferencial é esse: agregar público e transformar o Jiu-Jitsu em esporte de massa”, diz.

Para Kadu, ambos os eventos funcionam como plataformas essenciais para lançar novos talentos. “O MAC, o BJJ Clubes, são laboratórios para os atletas. É muito importante ter eventos assim, menores, para difundir o esporte e permitir que eles se desenvolvam. É o treino, a preparação, o processo completo para quem almeja carreira internacional”, afirma.

Com patrocínios em crescimento, transmissão televisiva e expectativa de expansão para outras cidades do Brasil, Kadu vê um futuro promissor para os eventos. “Espero que os eventos comecem a ser mais de uma vez por mês, que a gente viaje pelo Brasil, e em 2026 possamos ter 12 edições. O Rio de Janeiro é o berço do MMA, e a gente está consolidando isso com muito trabalho e paixão”, finaliza.

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