Dojo Recuperação é inaugurado pelo faixa-preta Rafael Carino no Rio de Janeiro; saiba mais
Por: Redação
Publicada: 19/08/2024 - 18:22
Na última terça-feira, dia 13 de agosto, na Clínica da Gávea, Rio de Janeiro, ocorreu a inauguração do Dojo Recuperação, um projeto de Jiu-Jitsu terapêutico liderado por Rafael Carino.
Faixa-preta 6º grau, formado em Educação Física e terapeuta em dependência química, Rafael Carino já conviveu com as drogas e, hoje um exemplo positivo, tenta transformar vidas através da sua experiência. E no Dojo Recuperação, ele encontra o espaço perfeito para isso.
“É um sonho realizado, juntar num só lugar de quase 40m2 tudo o que eu me profissionalizei: Jiu-Jitsu, Educação Física e terapia em dependência química. Através das artes marciais, do Jiu-Jitsu em si, mostraremos que ele pode salvar pessoas das drogas, outros vícios e mais. Atuando ao lado de uma equipe multidisciplincar, focada em ajudar, esperamos mudar vidas para melhor”, disse o faixa-preta, que completou:
“Já estamos tendo uma adesão muito grande de pacientes, e junto a isso, estou fazendo a minha pós-graduação no PUC usando o Dojo Recuperação como laboratório e na expectativa de aprender, para ajudar ainda mais no futuro”.
A inauguração do Dojo Recuperação contou com a presença da família de Rafael Carino, outros grandes nomes das lutas, entre eles Daniel D’dane, presidente da Federação Internacional de Luta Livre e Submission, e um em especial, o lendário Dedé Pederneiras, um dos fundadores da Nova União, faixa-coral de Jiu-Jitsu e responsável por formar Carino.
“Estar aqui hoje vendo mais uma vitória do Rafael, um projeto que ele criou, é incrível, Tenho certeza que logo ele vai explodir pelo Brasil inteiro, mostrando a verdadeira essência de que o Jiu-Jitsu salva”, afirmou Dedé.
Localizada na Estr. da Gávea, nº 151, a Clínica da Gávea – Grupo VIV Saúde Mental e Emocional – atende psiquiatria e dependência química, com o Dojo Recuperação funcionando de terça a sexta-feira, às 16h.