Dr. Thomaz Cortez explica como nutrologia esportiva impulsiona a performance de lutadores

Publicada: 03/04/2023 - 14:23


Foto: UFC

O cuidado com o corpo e seu bom funcionamento são componentes essenciais na busca pela saúde e longevidade. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2020), 60,3% dos adultos apresentam excesso de peso, o que representa 96 milhões de pessoas. A prevalência maior é no público feminino, com 62,6%, enquanto masculino é de 57,5%. No entanto, com dados mais recentes, publicados pelo Ministério da Saúde, houve um aumento na frequência de adultos nas atividades físicas, que varia de 30,3%, em 2009, a 36,7% em 2021.

Em conjunto com o crescimento da taxa de exercícios físicos, a nutrologia tem ganhado força. Essa atuação engloba o processo de prevenção, diagnóstico e tratamento de condições alimentares adversas à saúde, como sobrepeso, obesidade e transtornos. Além disso, auxilia diretamente na melhora do condicionamento físico. Logo, o papel principal do nutrólogo é diagnosticar, cuidar de questões clínicas, prescrever medicamentos e contribuir com o cronograma esportivo do cliente. Dessa forma, o médico nutrólogo Dr. Thomaz Cortez ressalta a importância de um acompanhamento personalizado, principalmente para atletas.

“Junto com o nutrólogo, o atleta terá um acompanhamento voltado para as necessidades pessoais de alimentação e suplementação. Como é um processo inteiramente personalizado, analisamos o que o corpo do esportista precisa e traçamos uma rota para que ele obtenha o melhor resultado possível”, comentou.

Além disso, pensar que a nutrologia é algo apenas voltado para o público mais avançado é uma ideia limitada.  O Dr. Thomaz Cortez ressalta que, com a suplementação correta, cronograma de atividades bem estruturado, além de foco e determinação, a nutrição proporciona benefícios físicos e mentais para todas as pessoas.

 “A busca por uma vida mais ativa e saudável deve estar na lista de todos, sejam atletas profissionais ou não. O importante é encontrar um profissional competente, construir uma relação mútua de confiança e se certificar que o processo seja único, integrativo e específico para cada um. Assim, é possível atender todo e qualquer tipo de necessidade”, concluiu o especialista.

Recomendado para você


Comentários