Embaixada Carioca da Penha, no Rio, oferece aulas de defesa pessoal para mulheres
Por: Redação
Publicada: 25/11/2025 - 9:35

A Secretaria Especial de Integração Metropolitana do Rio oferece, através da Embaixada Carioca da Penha, aulas de defesa pessoal para mulheres. Todas atividades oferecidas pelo projeto Embaixadas são gratuitas. São seis unidades que ficam situadas em regiões próximas às fronteiras municipais e áreas populares.
A iniciativa surgiu após um pedido de mães que acompanham os filhos em aulas de jiu-jitsu no local. O professor Everton Feitosa conduz o grupo com foco no ciclo OODA – observar, orientar, decidir e agir – método de tomada de decisão utilizado em situações de risco. As aulas acontecem às segundas-feiras, às 16h, na Rua Macapuri, 67.
Podem participar mulheres acima de 30 anos, com limite de até 20 vagas por turma. O primeiro grupo tem 11 inscritas. As técnicas ensinadas têm o objetivo de orientar sobre como reagir rapidamente em casos de ameaça, evitando agressões e buscando rotas de saída.
A secretária de Integração Metropolitana, Cynthia Felix, destaca que o projeto trabalha aspectos físicos e mentais.
“Estimular e treinar a mente e o corpo para situações adversas é importante. As mulheres passam por situações diárias semelhantes e carregam muitas responsabilidades. Quando elas decidem cuidar da própria segurança, isso tem impacto direto na autonomia”, afirmou.
Segundo Cynthia, o trabalho também amplia redes de apoio e se insere em políticas públicas de prevenção.
“Sabemos que os índices de violência contra a mulher ainda são altos no país. Foi uma demanda da comunidade que conseguimos atender e acredito que esta é a primeira de muitas turmas”, projetou.
A secretária reforça que a prática coletiva pode aumentar a segurança e a confiança das participantes.
“Juntas somos mais fortes. Empoderem-se, cuidem de si, da saúde mental e do bem-estar físico”, sugeriu.