Fabiano Aroldi, o ‘Gaúcho da Neve’, explica a expansão da culinária local pelo Brasil

Publicada: 21/11/2022 - 16:51


Um dos principais momentos do dia, o da refeição, é para muitas pessoas algo de reverência e que merece ter sempre qualidade. Dentro disso, a culinária gaúcha está entre as mais procuradas pelos clientes nos restaurantes.

Um levantamento feito pela Groupon (empresa especializada em comércios) apontou que a maior busca dos brasileiros na hora de comer é o churrasco. Segundo a pesquisa, 28% da população prefere carnes assadas em suas refeições, e à moda gaúcha – assada no fogo de chão – está entre as preferidas.

“Gostamos de assar desse modo para manter a tradição e isso tudo dá um gosto ainda melhor na carne. O costume de assar as carnes no fogo de chão surgiu durante as jornadas de transporte dos gados realizado pelos pampas – termo dado os moradores que viviam na região do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai durante a colonização” explicou, Fabiano Aroldi, conhecido na região como “Gaúcho da Neve”.

Aroldo ainda falou sobre outro prato preferido pelos brasileiros, o arroz carreteiro, que diferente do que alguns acham, não há relação com os caminhoneiros, mas com as carroças que faziam o transporte das mercadorias, nome que ainda é mantido por quem mora na região.

“Impossível falar da culinária gaúcha sem falar do arroz carreteiro. O prato que além do arroz, é tradicionalmente preparado com charque, a carne conservada com o uso sal, ou como é conhecida em alguns lugares do Brasil, a carne seca, acompanhada de bacon, calabresa, tomate, pimenta, salsa e sal a gosto”, detalhou o Gaúcho da Neve.

Para ele, a modernização dos pratos brasileiros tem levados as pessoas a buscarem por receitas preparadas com o uso de temperos naturais. “A modernização fez com que as pessoas buscassem pela culinária gaúcha, pois as pessoas estão cansadas das mesmas comidas sempre. Hoje em dia, muitos pratos possuem ingredientes industrializados e isso acaba comprometendo a qualidade deles. Os temperos mais tradicionais aqui na nossa região é a salsinha, cebolinha, pimenta e o sal”, revelou ele.

Por fim, Aroldo ainda falou de um dos doces preferidos da culinária local, a Cuca, um bolo que é recheado conforme o gosto de cada pessoa. “A cuca ou o bolo de cuca com é conhecido em outras regiões do Brasil, vem de origem alemã e como o Rio Grande do Sul foi em sua maioria colonizado por alemães e italianos e isso fez com que as tradições desses países fossem introduzidas aqui. A cuca é uma delas. É um pão doce que as pessoas recheiam com diversas outras coisas como, doce de leite e goiabada”, concluiu.

Recomendado para você


Comentários