Faixa-marrom Salua Borges brilha no American National de Jiu-Jitsu e projeta mais títulos na sequência
Por: Redação
Publicada: 24/07/2023 - 15:49
Faixa-marrom da equipe Zenith BJJ, a brasileira Salua Borges foi um dos grandes destaques do American National de Jiu-Jitsu da IBJJF, realizado no início de julho, em Las Vegas (EUA). Com uma atuação de gala, Salua garantiu quatro medalhas de ouro, vencendo peso e absoluto (Gi & No-Gi) no master 2, aumentando sua coleção de títulos.
O feito, porém, não foi inédito para ela, que pelo quarto ano seguido (2019, 2021, 2022 e 2023), conquistou os quatro ouros no evento. Animada para os próximos passos, Salua Borges exaltou sua dedicação, determinação e técnica na busca por mais resultados positivos.
“Me sinto grata. Esse sucesso é fruto da minha dedicação em treinos desde a infância. Além disso, é preciso se preparar fisicamente e mentalmente para competir em várias categorias, um desafio e tanto. Por isso, a parte mental é decisiva para vencer, lidando com a pressão e superando dificuldades, transformando elas em combustível”.
Além dos treinamentos, a faixa-marrom master 2 – que vem se destacando nos rankings da IBJJF – citou a importância do apoia da sua equipe, Zenith BJJ, para seguir evoluindo dentro do Jiu-Jitsu e, em breve, alcançar a cobiçada faixa preta.
“Conquistar quatro títulos no American National de forma consecutiva é uma raridade. Pra mim o segredo é evoluir constantemente, aprimorar meu jogo de competição, me colocar em situações desafiadoras nos treinos, fortalecer minha habilidade de adaptação ao inesperado. Ter foco e confiança também é fundamental”, disse Salua Borges, que completou:
“O American National foi apenas o começo. Quero me manter no topo do ranking No-Gi da IBJJF e ascender ao primeiro lugar do ranking de quimono (sou a sexta). Ainda projeto competir o Mundial Master, em agosto, e o Pan No-Gi, em setembro. Vou mostrar para todos os praticantes de Jiu-Jitsu que com dedicação, determinação e técnica é possível alcançar o sucesso em um esporte tão competitivo”.