Faixa-preta de Jiu-Jitsu e terapeuta em dependência química, Rafael Carino celebra participação em livro
Por: Redação
Publicada: 23/09/2025 - 19:09

Entre os dias 11 e 13 de setembro, o Rio Othon Palace, em Copacabana, no Rio de Janeiro, foi palco do XXVIII Congresso Internacional da ABEAD – Rotas e Desafios na Prevenção e Tratamento: Navegando nas Dependências da Contemporaneidade. E entre os destaques do evento esteve o lançamento de um livro com a participação do casca-grossa Rafael Carino.
Com o título “Transtornos Adictivos: Bases Teóricas, Avaliação e Diagnóstico – Volume 1”, o livro escrito pelos professores Luiz Guilherme da Rocha Pinto, Gisele de Aleluia Vieira e Andressa Barbosa da Silva Gouveia conta com uma participação especial de Carino no capítulo relacionado a esportes.
“Foi uma grande honra receber esse convite. Eu fiz pós-graduação sobre dependência química na PUC-Rio, em Transtornos Adictivos, e o coordenador e outros professores que auxiliaram bastante na minha formação como terapeuta convidaram a mim e mais dois amigos para escrevermos o capítulo que fala sobre esportes”, afirmou Rafael Carino, que é faixa-preta de Jiu-Jitsu, terapeuta em dependência química e responsável pelo Dojo Recuperação.
“Eu consegui juntar todas as minhas formações, meus conhecimentos, práticas e teorias, desenvolvi o Jiu-Jitsu Terapêutico e tive a chance de levar o projeto para dentro da Clínica da Gávea. É a maior clínica particular do Brasil, com 320 leitos, e conseguimos implementar uma arte marcial dentro de uma clínica psiquiátrica. Graças a Deus, tudo vem correndo da melhor forma possível”, completou o faixa-preta.
Autores do livro, Luiz Guilherme e Gisele também celebraram a participação de Rafael Carino na produção, além de comentarem sobre a importância do esporte – entre eles as artes marciais – na recuperação e prevenção de dependentes químicos.
“O livro foi uma ideia muito interessante, de mais de 20 anos atrás, e agora conseguimos realizar esse sonho de transformá-lo em realidade. E sobre a parte de esportes, eu diria que o Rafael Carino inspirou ela, embora eu sempre tive ideia da importância do esporte para a recuperação, inclusive na minha figura”, disse Luiz.
“Esse livro dá a oportunidade de as pessoas que fizeram o curso, que estão na área, delas também produzirem conhecimento. Nosso curso, como é lato sensu, ele pega pessoas de várias áreas, então é muito legal a gente poder editar o conhecimento de pessoas de diferentes áreas. Já a respeito do esporte, sabemos sua importância na recuperação e prevenção, principalmente pelo fato de dar a possibilidade do cérebro funcionar de um jeito mais disciplinado, fora do condicionamento que a droga trás”, finalizou Gisele.