Faixas-pretas profissionais se apresentam neste fim de semana no Brasileiro da CBJJ

Publicada: 27/04/2024 - 10:38


Faixas-pretas entram em ação neste final de semana – Divulgação

Depois de sete dias consecutivos de lutas, finalmente será a vez dos faixas-pretas profissionais pisarem no tatame montado no Ginásio José Corrêa, em Barueri (SP), onde acontece o Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu, da CBJJ. Neste sábado, 27, os maiores nomes do Jiu Jitsu internacional iniciam suas caminhadas rumo ao título brasileiro, que será definido no domingo, 28.

Principal estrela presente no evento, Mica Galvão é um dos cabeças de chave da categoria dos pesos-médios, e por isso só entrará no tatame no domingo. O mesmo acontece com Thalison Soares e Victor Honório, principais nomes das categorias peso-galo e pesadíssimo, respectivamente.

“Estou vivendo uma grande fase, muito bem preparado fisicamente e mentalmente para esse desafio. Agora é se concentrar para fazer grandes lutas e trazer de novo esse título para casa”, afirmou o atleta da Brazil Combat.

A peso-médio Thalyta Silva também falou sobre a expectativa para o maior campeonato de Jiu Jitsu do país e demonstrou otimismo para a competição.

“Estou confiante que me tornarei campeã, tenho trabalho muito duro com o foco nesse campeonato. Sei que terei adversárias duras, mas estou pronta para o lugar mais alto, quero mostrar um Jiu Jitsu bonito e eficiente”, afirma a lutadora.

Apesar do favoritismo evidente em algumas categorias, o panorama geral é de muito equilíbrio. As lutas começam a partir das 9h30 (de Brasília), e podem ser acompanhadas ao vivo somente pela Flograppling, plataforma de transmissão online especializada em lutas. Confira abaixo um resumo de cada categoria.

MASCULINO

Pesos-galo

Thalison Soares desponta como favorito mas é seguido de perto por Yuri Hendrix, campeão do World Pro 2023, o árabe Zayed Alkatheeri, destaque do ADXC, e o carioca Welerson Gonçalves, da Nova União, um dos lutadores mais consistentes do circuito nacional.

Pluma

O nome desta categoria é Cléber Clandestino, da Almeida JJ, que vive uma grande fase e tem tudo para conquistar o bicampeonato. Entre os concorrentes estão Anderson Delfino e Jefferson Fagundes e Leonardo Mário.

Pena

Sem dúvidas, uma das categorias mais disputadas do evento. Vindo de títulos importantes, como o Pan e o Europeu, Kennedy Maciel poderia ser considerado o nome a ser batido. No entanto, em uma chave com Diego Sodré, Alex Sodré e Isaac Doederlein qualquer palpite é puro achismo. Entre os masculinos faixas pretas, é a categoria com mais concorrentes.

Leve

Pedro Henrique Maia, da Six Blades, e Rolando Samson, da Atos, podem ser apontados como os destaques da categoria, mas estão longe de serem grandes favoritos. Grandes atletas correm por fora e podem surpreender. Entre eles, Luiz Felipe dos Santos e Victor Nithael, da Nova União, e o promissor Sandrey Silva, da Ares.

Médio

Essa talvez seja a categoria mais previsível. Mica Galvão, o prodígio da Melqui, e Andy Murasaki, da Atos, tem tudo para reeditar a final do Panamericano 2024, neste domingo, em São Paulo. E, se isso de fato ocorrer, a grande surpresa seria uma vitória de Andy. Mica é muito favorito e já provou diversas vezes lidar bem com essa pressão. Dura missão estar nesta chave.

Meio Pesado

Sem favoritos, é uma categoria com ótimos atletas mas nenhum com um domínio absoluto. Se destacam dos demais Wellington Luís e Alex Munis, da Fratres, e Leon Brito, da BTT, e Rafael Paganini, da Alliance.

Pesado

Apesar do equilíbrio, não é exagero afirmar que Pedro Machado, representante da Atos, tem grandes chances de conquistar seu primeiro grande título na faixa preta. O atleta, que já bateu na trave em outros Grand Slams, terá como principais concorrentes Lucas Gualberto, da Dream Art, Ítalo Lima, da Ares, Vinicius Liberati, da Fratres, e Filipe Pimentel, da Vision.

Super Pesado

Uma das estrelas em ascensão no Jiu Jitsu, Pedro Lucas Soares, da Companhia Jiu Jitsu, chega como o principal nome da categoria. Apesar disso, terá que apresentar sua melhor forma para superar adversários duros e mais experientes como Gabriel Oliveira, da Alliance, e Harryson Pereira, da Ataque Duplo, e ficar com o título nacional.

Pesadíssimo

A presença de Victor Honório e Otávio Nalati certamente darão um charme a mais para a categoria, que também conta com atletas em grande fase como o Potiguar Felipe Bezerra, atual campeão do World Pro, e Cleyton Rafael Flores.

FEMININO

Galo

Shelby Murphey, a menina prodígio da AOJ, atual campeã europeu e panamericano, desponta como o grande nome da categoria. A difícil missão de parar a norte-americana está nas mãos das brasileiras Thaís Loureiro, da Atos, e Giulia Guimarães, da Fratres.

Pluma

Mayssa Caldas, da AOJ, vai em busca do bicampeonato brasileiro, seguida de perto por Jessica Dantas, da Fratres, e Brenda Larissa, da Alliance. Essa categoria promete ser uma das mais disputadas, portanto vale ficar de olho.

Pena

Ana Cristina, da Dream Art, desponta com grande favoritismo. A atleta, que tem sido muito consistente durante os últimos anos, lidera o ranking da categoria com folga, acompanhada por Gabriela Pereira, da Vision.

Leve

A categoria das pesos leves não tem favoritas. Muitas atletas em ascensão, com um Jiu Jitsu para frente e muita garra. Os principais destaques ficam por conta de Vitória Araújo, da GFteam, Janine Lillian, da Oshawa BJJ, e Suellen Lima, da GFTeam.

Médio

Apesar do favoritismo claro estar com Thalyta Silva, da Frates, que lidera o ranking com folga, correm por fora Renata Borges, da Nova União, e Jamile Nunes, da GFTeam, e Alexia Souza, da Vision.

Meio Pesado

Ingridd Alves, da Dream Art, e Sábatha Laís, da Fratres, são as atletas a serem batidos na chave. Corre por fora, Thamara Ferreira, também da Fratres, e Maria Carolina Barón, da AOJ, que vivem bom momento e podem surpreender.

Pesado

A bicampeã mundial Melissa Cueto vai em busca do seu primeiro título brasileiro na faixa preta acompanhada de perto por Tamiris Silva, da Dream Art, e Amanda Oliveira, da Fratres.

Super Pesado

Já considerada por muitos a maior atleta de Jiu Jitsu de todos os tempos, a jovem Gabrieli Pessanha é a lutadora a ser batida na categoria e no absoluto. Além do bom retrospecto recente, a carioca demonstrou estar na sua melhor forma em um Open, da CBJJ, realizado recentemente, no Rio de Janeiro. Cabe a Yara Nascimento a dura missão de tentar fazer o impossível se tornar realidade.

Recomendado para você


Comentários