Formador de atletas no Reino Unido recebe faixa-preta de Jiu-Jitsu das mãos de professor brasileiro
Por: Redação
Publicada: 24/09/2021 - 18:03
Com a vida dedicada às artes marciais, Darren Jones conquistou recentemente um dos seus principais sonhos no Jiu-Jitsu: a faixa-preta. O britânico recebeu a graduação das mãos do brasileiro Leonardo Queiroz. Os dois possuem uma relação de amizade além dos tatames.
Darren começou nas artes marciais no começo da década de 1980, quando iniciou no Caratê e Judô. Depois, foi para o Boxe e, em seguida, passou a treinar Kickboxing – onde começou a levar mais afundo o esporte, chegou a crescer na modalidade e a até quis ser profissional.
“Eu estava competindo desde quando comecei na modalidade, e ganhei muitas lutas e títulos aqui na Inglaterra. Recebi a minha faixa-preta em 1994 e meu segundo grau em 1996”, contou Darren, que passou a treinar também MMA, mas veio um momento ruim em sua vida:
“Em 2006, enquanto pilotava minha motocicleta, um carro me atropelou e parou em cima de mim. Esmaguei minha perna e minha canela direita neste acidente. Isso encerrou minha carreira competitiva de MMA e Kickboxing, antes mesmo de começar. Disseram-me que não seria capaz de andar direito novamente, não seria capaz nem de treinar mais, pois a ruptura do ligamento cruzado anterior e do medial colateral na outra perna tornaria isso impossível”, relembrou.
Sem poder se tornar profissional de MMA ou Kickboxing, que era seu sonho, Darren não abandonou a luta e, em 2009, começou a revelar lutadores para alguns eventos de MMA. Em 2011, começou a relação com Leonardo Queiroz. O inglês procurava um professor de Jiu-Jitsu para reforçar o seu time de MMA e melhorar o chão dos atletas, quando viu o anúncio no Facebook do brasileiro. Léo, que procurava emprego na Inglaterra, aceitou o convite de imediato.
Léo comentou sobre a relação com o seu mais novo faixa-preta: “O Darren me deu a primeira oportunidade (de trabalho na Inglaterra). Eu estava sem dar aulas, coloquei um anúncio no Facebook e estava procurando alguma academia, para ter o meu próprio espaço. Estava sem emprego. Ele me mandou uma mensagem, falando que tinha aberto uma academia há pouco tempo com o sócio e me convidou para dar aula. Ele me deu essa oportunidade, é um cara muito importante pra mim. Uma coisa que eu tenho é gratidão, eu nunca dou as costas para quem me ajudou. Ele sempre me ajudou em tudo o que eu precisei aqui. Já pensei em desistir de dar aula, ele e a minha esposa que nunca deixaram eu parar”, disse o brasileiro, sobre a longa amizade.