Formados em projeto social da Cidade de Deus-RJ, jovens disputam Europeu de Jiu-Jitsu

Publicada: 07/02/2023 - 19:43


Aos 17 anos, Luiz Nathan representou a Cidade de Deus-RJ na França (Foto Mão de Vaca)
Aos 17 anos, Luiz Nathan representou a Cidade de Deus-RJ na França (Foto Mão de Vaca)

Na última semana, seis jovens da Cidade de Deus, comunidade do Rio de Janeiro, desembarcaram em Paris, na França, para a disputa do Europeu de Jiu-Jitsu 2023. Sob o comando do professor Márcio de Deus, da Infight/TMD House, o time – que teve apoio da Seda College – conquistou um total de quatro medalhas. Uma delas foi com o faixa-marrom Anderson Kauan, de 19 anos, bronze no peso após perder na semifinal.

“Acho que tive uma performance boa, porém poderia ser melhor. Agora é consertar os erros e focar no próximo evento. Quero competir nos maiores eventos em 2023, principalmente o Mundial de Jiu-Jitsu (da IBJJF)”, disse Kauan, que completou agradecendo:

“Tenho uma relação muito forte com ele (Márcio de Deus), tanto pessoal como profissional. Aprendo todos os dias e sem dúvidas é uma figura importante na minha vida como atleta. Já sobre a Seda College, é um apoio fundamental para quem quer viver do esporte, me ajuda a focar nos treinos, dieta, enfim, na preparação como um todo”.

Multicampeã, a faixa-preta Gabi Pessanha conquistou o ouro duplo e liderou o time no Europeu de Jiu-Jitsu, que além de Anderson Kauan, teve o faixa-azul Luiz Nathan como outro representante masculino. Aos 17 anos, ele disputou seu primeiro campeonato como adulto e acabou perdendo nas quartas de final, depois de somar três vitórias.

“Tive uma boa participação, mas não foi o resultado que eu trabalhei junto com meu time para o Europeu de Jiu-Jitsu. Sendo minha estreia como adulto, aprendi que por mais que você se sinta preparado, nem sempre será o suficiente. Agora é continuar trabalhando. Para esta temporada, quero ganhar todas as competições que eu puder participar e desfrutar do meu potencial ao máximo”, afirmou Nathan, que mira o Pan e o Mundial da IBJJF, ambos nos Estados Unidos.

Márcio de Deus liderou seis alunos de projeto social no Europeu de Jiu-Jitsu (Foto @jadirub)
Márcio de Deus liderou seis alunos de projeto social no Europeu de Jiu-Jitsu (Foto @jadirub)

O cria da Cidade de Deus ainda citou a importância do apoio da Seda College – escola de inglês localizada em Dublin, Irlanda – nessa jornada rumo ao Europeu de Jiu-Jitsu em Paris (FRA) e sua inspiração em Gabi Pessanha, grande estrela da equipe e maior nome do Jiu-Jitsu feminino atualmente.

“Contar com eles e o Tiago (Tio) não tem preço, posso me preocupar apenas em treinar e afiar minha técnica. A parte financeira geralmente acaba preocupando muitos atletas, às vezes até prejudicando o seu foco, porque querendo ou não gera um estresse”, opinou o faixa-azul, antes de encerrar:

“Falar do Márcio e da Gabi é sempre muito natural, assim como é minha relação com ambos. A Pessanha é uma inspiração dentro e fora dos tatames, já me ajudou em diversos momentos não só tecnicamente, mas muito também psicologicamente. É bom poder ver uma pessoa que veio de baixo como eu e conseguiu subir na vida através do Jiu-Jitsu. Já o Márcio é uma pessoa surreal, acho que se não fosse por ele e seu trabalho na Cidade de Deus, muitas vidas seriam perdidas… Ele é como se fosse um pai pra mim e para os companheiros de equipe também”.

Recomendado para você


Comentários