Gabriel Bastida domina o Jiu-Jitsu mundial e brilha com bicampeonato em Abu Dhabi

Publicada: 24/11/2025 - 14:11


Um dos principais nomes do Jiu-Jitsu na sua geração, Gabriel Bastida (ao centro) foi bicampeão em Abu Dhabi (Foto: Arquivo pessoal / AJP)
Um dos principais nomes do Jiu-Jitsu na sua geração, Gabriel Bastida (ao centro) foi bicampeão em Abu Dhabi (Foto: Arquivo pessoal / AJP)

A temporada 2025 confirmou o nome de Gabriel Bastida como um dos maiores talentos da nova geração do Jiu-Jitsu mundial. O faixa-amarela e preta de 10 anos, morador de Santo André-SP, encerrou o ano com a conquista do bicampeonato do Abu Dhabi World Jiu-Jitsu Championship, nos Emirados Árabes Unidos, resultado que consolida uma campanha perfeita.

Em Abu Dhabi, Gabriel somou cinco vitórias por finalização, superando três adversários da Rússia, um do Cazaquistão e um do Brasil. A performance dominante emocionou o jovem campeão, que resumiu o momento: “Foi a realização de um grande sonho conquistar o bicampeonato mundial”.

A conquista veio como coroação de uma temporada histórica. Antes do Mundial de Abu Dhabi, Gabriel Bastida já havia alcançado o “Double Grand Slam”, feito raríssimo no Jiu-Jitsu infantil, ao vencer na mesma temporada – com e sem quimono – Mundial, Brasileiro, Europeu e Pan Kids da IBJJF.

Com muito pela frente, o garoto reconhece que vive seu melhor momento no esporte. “Sem dúvida nenhuma vivo o meu melhor momento, e além dos grandes resultados meu Jiu-Jitsu tem evoluído muito”. Os números confirmam: ele segue invicto de quimono, sem sofrer pontos e tem apenas uma derrota no No-Gi em toda a carreira.

Apoio para seguir crescendo

Parte desse desempenho excepcional se deve à estrutura que o cerca. E Gabriel Bastida cita com destaque sua patrocinadora: “A MasterFrigo faz toda a diferença… Sem ela o que vivo hoje não estaria acontecendo.” O apoio tem sido fundamental para permitir sua presença nos principais torneios nacionais e internacionais.

O jovem também valoriza o papel da família e dos professores. “Meus pais fazem de tudo para eu batalhar pelos meus sonhos. Meus professores são os responsáveis por toda minha parte técnica, em especial meu mestre Fábio Gaúcho, que é um segundo pai, e meu professor Jadson”.

Mesmo com tantos títulos, o jovem atleta demonstra maturidade incomum para a idade ao falar sobre pressão. “Eu só penso em treinar e competir… Como participo de campeonatos desde os 4 anos, acredito que estou acostumado com isso”.

Planos para o futuro no BJJ

Para 2026, o foco é continuar evoluindo dentro e fora do tatame. Gabriel Bastida deve ser graduado à faixa-laranja e branca em breve e pretende buscar desafios ainda maiores. “Meus objetivos são os grandes campeonatos e lutar com atletas de categorias de idade acima para ir evoluindo cada vez mais”.

O ano de 2025 ficará marcado: Gabriel foi o único atleta kids do mundo a conquistar o “Double Grand Slam” e o Mundial de Abu Dhabi na mesma temporada – um feito que entra para a história da modalidade.

Já quando projeta o futuro, o prospecto deixa claro que seus sonhos vão além de medalhas: “Quero ser campeão mundial em todas as faixas, ser um grande atleta na faixa-preta, um grande professor e ter um projeto social para ajudar outras crianças”, encerrou.

Recomendado para você


Comentários