Há quase 7 anos na Irlanda, Henrique Saraiva vira referência em Jiu-Jitsu; confira

Publicada: 20/05/2022 - 12:46


Com foco nas crianças, Henrique Saraiva realiza grande trabalho na Irlanda (Foto: Mara Keogh)
Com foco nas crianças, Henrique Saraiva realiza grande trabalho na Irlanda (Foto Mara Keogh)

Filho do GM Orlando Saraiva – faixa-vermelha formado pelo lendário Carlson Gracie -, o hoje faixa-preta José Henrique Saraiva do Nascimento começou a treinar aos 4 anos de idade, em 1988, e como muitos, viu o Jiu-Jitsu transformar a sua vida.

Competidor dos 6 aos 20 anos, Henrique já enfrentou grandes nomes do esporte como Bráulio Estima, Roberto Cyborg, André Galvão, entre outros, e tem no currículo – além de diversos títulos – a luta mais longa da história do Jiu-Jitsu. O duelo valendo apenas finalização aconteceu em 1999, quando ele ainda era faixa-azul, e durou 1h e 40 minutos.

Desde então, Henrique Saraiva se formou em fisioterapia, trabalhou com vários atletas, liderou sua própria academia e projetos sociais até que, em 2015, decidiu ir à Europa visitar um amigo e viu sua história mudar quando chegou na Irlanda.

“Quando eu vim para a Irlanda, o nível não era tão alto, tinham mais academias de MMA do que de Jiu-Jitsu. Não havia muita competição e o nível não era tão bom. Então, quando Conor McGregor venceu o José Aldo no UFC, tudo mudou. As pessoas começaram a procurar algo para treinar, mas em geral não queriam levar socos na cara, e todo mundo pode treinar Jiu-Jitsu, não importa se você tem 5 ou 50 anos. Depois disso, o esporte só cresceu”, relembrou o faixa-preta, que atualmente é um dos grandes responsáveis pelo crescimento da arte suave no país europeu.

“O Jiu-Jitsu hoje é muito popular aqui. Existem alguns caras de alto nível competindo não só na Irlanda, mas na Europa e no mundo. Na última semana, um atleta irlandês se classificou para lutar o ADCC 2022 (maior evento grappling do mundo), que será em setembro, mostrando quanto o BJJ se desenvolveu entre os locais. E à medida que o esporte cresceu, também cresceram as academias e o número de pessoas que o Jiu-Jitsu impacta, não apenas pelo aspecto físico, mas por meio das lições de vida e amizades que se faz”, completou.

Henrique ao lado do pai, o faixa-vermelha Orlando Saraiva (Foto arquivo pessoal)
Henrique ao lado do pai, o faixa-vermelha Orlando Saraiva (Foto arquivo pessoal)

Como organizador de eventos, Henrique Saraiva tem o grande objetivo de conseguir patrocínios, viabilizando mais e maiores eventos, e assim fomentar o crescimento do Jiu-Jitsu e sua implantação nas escolas do país para que todos tenham a oportunidade de usá-lo como ferramenta de desenvolvimento pessoal. Além disso, dar mais oportunidades para professores brasileiros espalharem a arte suave.

“Em 2019, realizamos o maior evento de Jiu-Jitsu da história da Irlanda, com quase 1.300 atletas, e para outubro deste ano estamos aguardando um número ainda maior. O calendário da federação local para 2022 já está fechado, e ao todo serão seis eventos” disse Henrique Saraiva, que ainda prosseguiu:

“A exposição da nossa cultura através do Jiu-Jitsu é outro ponto a se considerar, pois todas as academias de Brazilian Jiu-Jitsu (BJJ) tem professores brasileiros. Assim como o Muay Thai tem origem tailandesa e o Kung Fu chinesa, as pessoas preferem treinar Jiu-Jitsu com brasileiros. No caso específico da Irlanda, que tem um problema de saúde publica envolvendo drogas e álcool e é um país que cresceu muito nos últimos anos, o BJJ é uma ótima ferramenta de integração social, trazendo saúde e diversidade cultural”.

Foco nas crianças

Com uma vida dedicada ao Jiu-Jitsu, Henrique Saraiva sabe da importância que essa e outras artes marciais tem na formação de crianças e jovens. Por isso mesmo, aposta nelas como o futuro do esporte, trabalhando em prol do desenvolvimento esportivo e pessoal.

“O futuro do BJJ são as crianças. Para elas, tem que ser divertido, mas tem que ser o Jiu-Jitsu. Alguns pais reclamam, mas a metodologia tem que ser do BJJ. Além disso, elas não precisam treinar para serem campeãs, mas eu sugiro que todos os pais façam seus filhos competirem ao menos uma vez. Eles podem perder, mas tudo bem. É importante vivenciar isso. Eles podem chorar, mas estão aprendendo. De qualquer forma, não podemos perder os conceitos básicos do Jiu-Jitsu como autoconfiança, disciplina, hierarquia, respeito, etc. Isso é o mais importante pra mim”, encerrou o casca-grossa.

Líder da equipe Carlson Gracie na Irlanda, Henrique tem sua academia em Dublin – capital do país – e ainda conta com mais filiais. Segundo o brasileiro, o time está crescendo e voltará ainda maior com a melhora da pandemia. Em 2019, eles foram campeões do National da IBJJF e segundo lugar no Europeu Kids, mostrando o bom trabalho de base.

Além de faixa-preta de Jiu-Jitsu, vale citar que Henrique Saraiva também é preta de Judô, assim como o seu pai. Desde 2015 na Irlanda, o brasileiro viu a oportunidade de ajudar a desenvolver o BJJ no país e fincou sua raiz, colaborando para o crescimento do esporte nos últimos anos.

Saiba mais sobre o trabalho de Henrique Saraiva, aqui

Recomendado para você


Comentários