Inclusão social é destaque no Cabo Frio National Open de Jiu-Jitsu; GFTeam brilha entre as equipes
Por: Redação
Publicada: 16/09/2025 - 15:15

Realizado no último fim de semana (13 e 14/09), o Cabo Frio National Open de Jiu-Jitsu marcou o retorno da CBJJD à cidade após quase 20 anos e entrou para a história. Com mais de 1.200 competidores, recorde no Festival Kids e disputas de alto nível, o evento – válido pela terceira etapa do Circuito Costa do Sol 2025 – lotou o ginásio da Universidade Estácio de Sá durante os dois dias com mais de 4.000 visitantes.
Entre as equipes, brilho da GFTeam, campeã geral (juvenil ao master) e kids (pré-mirim ao infanto-juvenil), dando sequência aos títulos nas últimas etapas. Ainda no geral, completaram o pódio CheckMat, Game Fight JJ, Nova União e Fit Sid Jacintho, enquanto no kids a Bravelion levou a prata, Fit Sid Jacintho o bronze, com Game Fight JJ em quarto e Altus Jiu-Jitsu em quinto.
Presidente da CBJJD, Rogério Gavazza celebrou o sucesso do Cabo Frio National Open, que teve apoio das Secretarias de Esporte e Turismo, e da Prefeitura: “Eu tinha uma expectativa muito boa para fazer o campeonato aqui em Cabo Frio, uma cidade em que estivemos em 2008, 17 anos atrás, e agora retornamos com o Circuito Costa do Sol, que veio pra ficar na Região dos Lagos do Rio”, disse Gavazza, que completou:
“O que mais me encantou foi o número de atletas, o nível das disputas e o potencial que tem a região. Batemos nosso recorde de inscritos em eventos no interior e também no Festival Kids, com 173 crianças, e queria deixar aqui meus parabéns a todos os professores, pais e atletas que fizeram isso ser possível. Queria agradecer também a Universidade Estácio de Sá por ceder o ginásio para a realização do evento, uma vez que o excelente ginásio poliesportivo está em reforma. Infelizmente o espaço não comportou o imenso publico que foi prestigiar o Cabo Frio National Open e por isso pedimos desculpas, mas nas próximas etapas estaremos realizando mega eventos no novo ginásio, que comporta 5.000 pessoas”.
Nos absolutos, destaque para Pablo Raimundo (Jiu-Jitsu For Life), campeão na faixa-preta adulto. Ainda na preta, títulos para Alex Silva (Top Brother) no masters 1/2 e Wagner Basílio (A União Trevo CT Barão) no masters 3/4/5/6. Completam a lista de campeões no peso aberto João Marcos Santana (GFTeam) na faixa-marrom adulto, Robson Ferreira Junior (Celso Rolim BJJ) na roxa e Caio Leite (CheckMat) na azul.
Prefeito de Cabo Frio, o Dr. Serginho marcou presença no primeiro dia do evento, quando participou de uma luta de inclusão social e aproveitou para exaltar a importância de um campeonato de alto nível para a cidade.
“Tudo muito bem organizado e no ano que vem faremos algo ainda melhor no Cabo Frio National Open. Estamos terminando a reforma do ginásio poliesportivo, que tem uma estrutura bem maior, para elevarmos cada vez mais o nível do Jiu-Jitsu aqui em Cabo Frio. É um esporte que gera saúde, disciplina, autoestima, inclusão social, eu sou fã e seguirei incentivando, como representante do poder público e também praticante”.

Inclusão social é destaque
Um dos pontos altos do Cabo Frio National Open foi a parte de inclusão social, que aconteceu no sábado (13) e reuniu diversos atletas PCDs em uma linda confraternização através da arte suave.
Responsável pela ideia, Rafael Bernardo, Secretário de Esportes, falou sobre a iniciativa que teve lutas especiais com a sua participação e de diversos outros líderes de equipes da cidade:
“Cabo Frio há anos não recebia um evento de Jiu-Jitsu desse tamanho, e nessa gestão do prefeito Dr. Serginho junto com a Secretaria de Esportes fizemos questão de reunir toda a comunidade do Jiu-Jitsu da cidade. E além das lutas, a parte inclusiva também foi muito especial, trazendo pessoas com síndrome de Down e autismo para ter essa experiencia”.
Araruama recebe etapa final
Durante o domingo (14), antes do encerramento do Cabo Frio National Open, o presidente Rogério Gavazza aproveitou para confirmar a última etapa do Circuito Costa do Sol 2025, que foi marcada para os dias 6 e 7 de dezembro, em Araruama.
“Confirmamos a etapa final do Circuito, que vai ser em Araruama, em um ginásio espetacular, nos início de dezembro, encerrando o ranking e definindo os campeões que vão ganhar passagens para lutar na Europa pela ISBJJA em 2026, áreas de luta, certificados e troféus”.
Antes, porém, o Circuito passa por Saquarema, nos dias 11 e 12 de outubro, quando o Saquarema International Cup – com inscrições abertas no site www.cbjjd.com.br – promete agitar a cidade e acirrar ainda mais as disputas pelo ranking.