Instituto Comunidade Saudável muda vidas através do Jiu-Jitsu e responsáveis celebram crescimento
Por: Redação
Publicada: 29/01/2025 - 16:51
Localizado em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o Instituto Comunidade Saudável é um projeto social que ajuda pessoas de todas as idades através do Jiu-Jitsu e vem em expansão. Liderado pelo faixa-preta e terapeuta em dependência química Rafael Carino, o projeto começou há 19 anos, pelo trabalho do também faixa-preta Erivan Gonçalves – ambos da Nova União -, evoluindo até o que é hoje.
Com o lema “transformando vidas através do esporte, educação e cultura”, o Instituto Comunidade Saudável atende cerca de 100 pessoas atualmente e já formou dezenas de faixas-preta, consolidando um esforço de anos em prol do Jiu-Jitsu e das comunidades cariocas.
“Estamos há bastante tempo nesse percurso de levar o Jiu-Jitsu para pessoas que não tem condição de pagar por uma academia. Começou lá atrás, com o professor Erivan, e em 2012 eu tive uma grande ajuda onde o projeto cresceu e virou o Instituto Comunidade Saudável”, contou Rafael Carino, que completou:
“De lá pra cá a gente vem usando o Jiu-Jitsu como ferramenta de inclusão social e profissional, melhorando a qualidade de vida e dando oportunidades. Hoje temos diversos faixas-preta formados, muitos saem do Instituto com uma profissão, uma renda, e todo mundo é bem-vindo no nosso tatame, de crianças a idosos e pessoas com deficiência, por exemplo”.
Com o Instituto Comunidade Saudável em crescimento, criando mais núcleos e fortalecendo a sua visão, Rafael Carino pediu apoio e agradeceu a parceria com Marcelo Leite, ex-goleiro do Flamengo, que é fisioterapeuta e faz um trabalho gratuito em Jacarepaguá atendendo pessoas com dores de origem ortopédica.
“O Marcelo chegou somando bastante no time e faz um trabalho excelente através do seu centro de reabilitação, onde nossos alunos têm atendimento gratuito. São 400 pacientes atendidos por mês”.
Erivan deixa convite
Renomado faixa-preta da Nova União, Erivan Gonçalves, mesmo 20 anos depois, ainda atua no dia a dia do projeto social. O parceiro de Rafael Carino expressou gratidão com todo o trabalho realizado e, por fim, deixou um convite.
“É uma experiencia gratificante, pois a quantidade de crianças que vi crescendo no projeto e virando campeões de Jiu-Jitsu e na vida, jovens que saem da comunidade e inspiram outros mostrando que o esporte é o melhor caminho”, afirmou o professor, antes de encerrar:
“Convido vocês a participar do Instituto Comunidade Saudável. Nosso CT tem o prazer de receber todos para conhecer o trabalho social com crianças, adolescentes e pessoas de todas as idades usando o Jiu-Jitsu como ferramenta de inclusão”.