Jhonatan ‘Tico’ Conceição tenta manter invencibilidade no Outboxing Fight Night

Publicada: 22/07/2025 - 16:44


Com três lutas como profissional, lutador enfrentará o paraense Whilton Melo

Tico venceu confronto na pré-edição da Outboxing Fight Night (Foto: Priscila Tessarini)
Tico venceu confronto na pré-edição da Outboxing Fight Night (Foto: Priscila Tessarini)

Um verdadeiro campeão não é apenas aquele que ganha lutas. São vários ringues e adversários mundo afora. Os vencedores da vida são ídolos porque se tornam completos. Com mais de 200 lutas e passagem por 16 países, sempre firme, preciso e irrepreensível, Jhonatan ‘Tico’ Conceição encarna este espírito e vai para mais um grande desafio na primeira edição do Outboxing Figth Night, marcada para o dia 16 de agosto, em Rio Claro-SP.

A Outboxing busca o retorno às origens do boxe e tem como objetivo contar com atletas conscientes da importância deste esporte, não por acaso conhecido como a nobre arte. Jhonatan sabe exatamente porque foi escolhido para fazer parte do cast da empresa, comandada pelos CEOs Patricia Rovarotto e Wallace Moraes.

“O boxe é muito importante na minha vida, porque me mostrou como o mundo é de verdade. Me deu a oportunidade de sair do meu bairro, da minha cidade, do estado, do país. Posso dizer com toda certeza que o boxe salvou a minha vida. Perdi um irmão mais novo para o crime e, se não fosse o boxe, talvez iria pelo mesmo caminho. Só sei que o boxe é meu estilo de vida. Como diz o velho Macedo, meu primeiro treinador: ‘quem caminha no ringue, caminha em qualquer lugar'”, afirma o lutador de 30 anos.

O embate contra o paraense Whilton Melo, na categoria super meio-médio, será o penúltimo duelo do card principal do Outboxing Fight Night. O evento será em Rio Claro, cidade natal de Jhonatan, que se tornou profissional recentemente, com três lutas e igual número de vitórias. A última foi justamente na pré-edição do mesmo evento, realizada na Arnold, contra o mexicano José Gutierrez, que Jhonatan derrotou por pontos, em decisão unânime dos juízes, após quatro rounds.

“Foi sensacional participar da pré-edição do Outboxing Fight Night. Foi dentro de outro evento gigante a nível mundial, com várias personalidades dos esportes e eu era uma das ‘estrelas’. Gostei do meu desempenho, nunca tinha lutado mais de 3 rounds, aprendi muito com essa luta”, conta Jhonatan, já de olho no próximo passo:

“Vai ser uma boa luta. Whilton tem dez lutas, está há mais tempo no pró, mas tenho mais experiência no alto rendimento e isso pode fazer a diferença. É um atleta que sabe boxear isso vai tornar a luta mais interessante. Será em Rio Claro, cidade onde nasci e fui criado, onde eu aprendi a boxear e isso me motiva mais ainda para dar um show.”

O resgate do boxe passa pelo surgimento de ídolos como Mike Tyson, George Foreman, Evander Holyfield, Popó e outros. A proposta da Outboxing tem esse norte bem delineado em sua bússola. Não é fácil se considerar um fora de série. Sem fugir da raia, ou melhor, do ringue, Jhonatan refuta essa responsabilidade, talvez por saber que esse é um dos caminhos.

“Não me considero um ídolo, mas sei que sou referência. Não penso em ser ídolo. Nunca lutei por holofotes, sempre foi por amor e sobrevivência. É o que sei fazer de melhor. Almejo chegar no topo do mundo e, se conseguir, automaticamente me tornarei um ídolo para algumas pessoas”, acredita. “Pretendo deixar para os meninos e as meninas a crença que se se dedicar, estudar e correr atrás dos sonhos, com objetivos claros, as coisas acontecem. Humildade, respeito, família e sonhos são combustíveis para se chegar lá”, completa.

A passagem para se tornar profissional é uma das fases mais importantes na carreira de um boxeador. Jhonatan atingiu esse patamar por um caminho difícil, devido a uma lesão séria: uma hérnia de disco na lombar que o afastou dos ringues por dois anos. Quando ficou novamente apto a lutar, aos 29 anos, percebeu que era a hora de buscar o profissionalismo, pois já não tinha mais como fazer quatro, cinco lutas por mês, como era anteriormente.

“Conversei com meu treinador, o Breno, e começamos a traçar alguns planos. O Wallace e a Patrícia, que também já foram lutadores, abraçaram a ideia de irmos juntos pra esse mundo. Tive que mudar minhas posturas de combate. O ritmo é outro, os treinos são mais longos e mais específicos. Ainda estou nessa transição, mas toda a bagagem que carrego no boxe encurta esse processo. São coisas novas e isso me deixa com vontade de treinar e aprender mais e mais, como se estivesse começando de novo”, garante.

A mudança mais importante na carreira de Jhonatan foi justamente na hora do maior desafio de todo ser humano. Jhonatan se tornou papai. O pequeno Joe completará um ano em julho.

“Nome de boxeador já tem (risos). No começo era mais difícil conciliar a vida profissional e a vida paterna, mas foi até entender que um não caminha sem o outro. O Jhonatan pai é o mesmo Jhonatan lutador. Não visto uma fantasia de atleta, luto desde 12 anos. Tenho mais tempo dentro do boxe do que fora dele e o Joe é a minha maior inspiração. Ele me treina, me mostra que sempre consigo mais e mais. Quando estou cansado ele consegue me fazer sorrir, me dá poderes de analisar situações e buscar soluções também no instinto. Não tive pai então ele aprende a ser filho e eu aprendo a ser pai e assim a gente cresce juntos”, afirmou ‘Tico’, o verdadeiro campeão.

Programação completa do Outboxing Fight Night:

Data: 16/8/2025
Local: Sede da Outboxing – Avenida 5, 3190, Res. dos Bosques, Rio Claro-SP

Card principal

Peso super pena (59 kg): Gustavo “Popózinho” dos Santos x Demeson “Pendragon” dos Santos

Peso super meio-médio (69,8 kg): Jhonatan “Tico” Conceição x Whilton Melo

Peso cruzador (90,7 kg): Isaque Lira x Kosi Supershock Salvation (Nigéria)

Peso super pena (59 kg): Jeanzito Carvalho x Robson “O Brabo do Boxe” Pinheiro

Card preliminar

Peso super leve (63,5 kg): Gustavo “Esquerda” Ferreira x Eduardo “Rey” Gutierrez (México)

Peso super pena (59 kg): Tacio Lopes x Alex Pinheiro

Peso pena (57 kg): Yasmim “Predadora” Bodziak x Thais “Thaizmania” Duarte

Peso meio-médio (66,7 kg): Guidson Matias x Cristiano “Team” Pereira

* Ingressos à venda no site oficial da Outboxing

Recomendado para você


Comentários