Jiu-jítsu: Brasileiro Fabrício Lopes conquista duas medalhas de ouro no Houston Fall, nos EUA

Publicada: 23/10/2023 - 16:38


Fabrício Lopes brilhou no Houston Fall – Divulgação

Por Leonardo Fabri

O faixa-preta Fabrício Lopes foi campeão com e sem quimono do Houston Fall International Open de Jiu-Jitsu da IBJJF, realizado no último dia 22, no Texas, EUA. Para conquistar as duas medalhas de ouro, o brasileiro precisou superar cinco oponentes, sendo três na categoria de quimono e dois na sem quimono.

“Estou muito satisfeito com a minha performance, consegui impor meu jogo na competição e valeu todo o esforço. Consegui finalizar em todas as minhas três lutas de quimono e, nas sem quimono, tive um amplo domínio sobre meus adversários, vencendo por pontos.”, narra o duplo campeão.

Para 2024, Fabrício Lopes tem como principais objetivo no jiu-jítsu competitivo a conquista do Mundial de Masters da IBJJF, programado para o mês de agosto, e o Mundial sem quimono, em dezembro, ambos nos EUA. Até lá, ele projeta se manter ativo disputando edições de Opens para pontuar no ranking.

Apesar dos títulos conquistados e das futuras pretensões, as competições são apenas uma parte do que a arte suave representa para Fabrício Lopes, que tem como principal função dentro do jiu-jítsu a de professor. Com mais de 20 anos de tatame, ele busca retribuir tudo o que a arte lhe deu ajudando outras pessoas.

“Eu uso a competição como para aprimorar as minhas habilidades como professor, como uma plataforma para a evolução técnica, e também para motivar meus alunos a buscarem os desafios. O jiu-jítsu moldou a minha personalidade, me trouxe confiança sobre quem eu sou, sobre quem eu quero ser, como devo me impor diante dos desafios da vida.”, destaca.

“Pela gratidão que tenho ao jiu-jítsu, me vejo tocado para apresentar esses benefícios às pessoas. A mudança é em escala evolutiva. Também tem os benefícios físicos, a saúde, a possibilidade de conhecer e interagir com pessoas, conhecer novos lugares, culturas. Enfim, o jiu-jítsu é a minha vida.”, completa.

Fabrício Lopes iniciou no jiu-jítsu em 2002 e pegou a faixa-preta dez anos depois. Hoje, ele é faixa-preta 3º grau reconhecido pelas entidades máximas da modalidade (Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu – CBJJ) e International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF). Para complementar, ele é formado em Educação Física.

Recomendado para você


Comentários