Jiu-jitsu: como a luta nos tatames influencia na vida
Por: Redação
Publicada: 16/05/2024 - 11:38
Caio Riscala é lutador master de Jiu-Jitsu, e conta como a arte marcial o fez superar traumas e problemas da vida
O jiu-jitsu é uma das artes marciais mais antigas da humanidade, tendo relatos de sua prática desde o século VIII. A luta japonesa, se espalhou rapidamente pelo mundo, e se tornou tendência em terras tupiniquins. Com uma variedade só nossa, o Brazilian Jiu-Jitsu, em todos os mundiais e todas as vezes que há alguma exibição da arte marcial, o Brasil sempre é citado.
E isso fica evidente quando se analisa as estatísticas do esporte em geral, sabendo que nas modalidades o Brasil sempre é favorito, na modalidade Masters, não poderia ser diferente. Dedicada a lutadores acima dos 30 anos, ela é subdividida em categorias dentro dessa faixa de idade, e é nela que o Brasil tem seu maior destaque. Toda história, iniciada lá atrás por Carlos e Rolls Gracie, tem suas glórias amplificadas sempre que um lutador segue o legado deles. E essa é a história de Caio.
Caio Riscala, de 45 anos, é lutador da modalidade masters no Jiu-Jitsu, e acumula honrarias. Atual campeão pan-americano pela CBJJE, Caio utilizou do esporte como uma melhora de vida. Apesar de sempre gostar de esportes, principalmente judô e jiu-jitsu, a vida o levou para uma carreira estatal e os esportes ficaram em segundo plano. Entre 2018 e 2019, duas fatalidades ocorreram com Caio. Seus pais haviam morrido, e nas palavras de Caio, seu chão havia caído. Mas abaixo desse chão, havia um tatame.
Já com faixas adequadas para a disputa de torneios, Riscala vestiu seu quimono, e apostou todas as fichas no esporte, não por um fator financeiro, e sim para um rumo de vida. E obteve todo o sucesso do mundo, nesses mais de três anos e meio de torneio, já empilha taças nacionais e internacionais. Mas acima de todo sucesso, Caio deixa lição importante: “O esporte é uma ferramenta de cura da dor. Uma ferramenta de cura da alma”, mostrando que o esporte o deu uma nova vida e alma.
Tendo êxito na mudança de vida por meio do esporte, Caio concilia a carreira como atleta, com projetos sociais que buscam a mudança para todos. Esporte é mais: Mais saúde e mais educação é o nome do projeto, e que carrega uma simbologia imensa, com tudo que Caio acredita. Na ação, o foco são os jovens e os idosos, e como o nome já diz ocupa o tempo com atividades esportistas, para deixar a população mais saudável, mais educada – e mostrando como o esporte transforma vidas.