Jiu-jitsu: Em meio a competições nos EUA, faixa-preta Gabriel Bergami mantém foco no Mundial Master

Publicada: 11/07/2024 - 12:31


Preparação do lutador brasileiro inclui disputas de campeonatos para manter o ritmo de lutas antes do principal objetivo do ano

Gabriel Bergami busca o topo do mundo entre masters – Arquivo pessoal

Por Leonardo Fabri

Faixa-preta de jiu-jitsu da renomada Alliance, o paulista Gabriel Bergami está se preparando a todo o vapor para o tradicionalíssimo Mundial Master da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF, na sigla em inglês), que acontece de 29 a 31 de agosto, em Las Vegas, nos EUA.

“Este é o principal foco deste ano”, crava o faixa-preta da lenda do jiu-jitsu Fábio Gurgel. “No ano passado lutei lesionado, não consegui lutar do jeito que eu gostaria, mas este ano estou totalmente melhor”, acrescenta.

Para chegar na ponta dos cascos nos tatames que serão montados no Las Vegas Marriott Convention Center, Gabriel Bergami está treinando jiu-jitsu de seis a sete dias por semana, fazendo preparação física de três a quatro vezes por semana.

“A preparação está muito boa, está sendo a melhor que eu poderia ter. Estou treinando com muitos atletas bons nas Alliances Chula Vista e San Diego, treinando forte mesmo”, afirma o lutador.

Em meio aos treinamentos intensos, Bergami mantém o ritmo de lutas em dia disputando diversos campeonatos, tanto com quanto sem kimono. Recentemente, chegou às finais dos Opens da IBJJF de San Jose e San Diego, com e sem kimono. 

Também nos EUA, ele disputou o Internacional Master e o American National. Nos próximos dias, o compromisso é no Open de Orange Country, todos na divisão master, que abriga competidores a partir de 30 anos.

“Vejo uma grande valorização dos masters, tem muita gente boa, um pessoal bem novo, com bastante lenha para queimar, boas lutas. Como o tempo de luta é mais curto, o pessoal solta mais o jogo”, avalia Bergami.

No currículo vitorioso de Gabriel Bergami ainda constam os títulos do San Jose Springs International Open e o Long Beach International Open, ambos conquistados já como competidor master.

Além disso, o faixa-preta brasileiro também coleciona pódios no Mundial sem kimono, Pan-Americano, New Haven Fall, National, todos nos EUA; e São Paulo Open e Floripa Open, no Brasil.

Recomendado para você


Comentários