Jiu-Jitsu feminino cresce, mas faixa-preta pede mais participação após título no Rio Summer National Open
Por: Redação
Publicada: 12/02/2025 - 17:17

Faixa-preta de Jiu-Jitsu e Luta Livre, Milene Baptista foi um dos destaques do Rio Summer National Open, evento que aconteceu nos dias 1 e 2 de fevereiro, no Rio de Janeiro, e abriu o Circuito Mineirinho 2025 com sucesso.
Em sua estreia no master, a representante da equipe Checkmat Freguesia realizou duas lutas para sagrar-se campeã, celebrando a conquista e elogiando a organização do Circuito por parte da CBJJD.
“O evento estava maravilhoso, marcou o meu debute no master e com medalha de ouro após dois combates duríssimos. Acho que o trabalho deles em prol do Jiu-Jitsu feminino está sendo muito bem feito, com cada vez mais meninas lutando”, afirmou Milene Baptista.
Por outro lado, apesar de mais mulheres em ação, o número segue aquém do sonhado por parte da CBJJD, fãs e outras atletas. “As meninas ainda ficam muito receosas de competir. Seria muito bom ver uma chave com 10-15 faixas-preta. Isso seria o máximo, mas já melhorou bastante”.
Para Milene Baptista, o trabalho de incentivo começa nas academias, algo que ela e outros professores fazem na Checkmat Freguesia. Segundo a faixa-preta, seu desejo é ser um espelho para outras competidoras.
“Eu tento inspirar outras meninas, tanto nos treinos como nas competições. Acompanho o treinamento delas de perto e fazemos muitas dinâmicas simulando os campeonatos. Assim, a vontade de lutar aparece de forma natural na academia”, explicou a campeã, antes de encerrar:
“O Jiu-Jitsu feminino melhorou muito! A mulher sempre teve um papel secundário na sociedade, porém isso vem mudando ao longos dos anos e se reflete nos tatames também. Falo isso como mãe, empresária e atleta. Nosso dia tem duas, três jornadas, mas estamos sempre lá comparecendo e fazendo bonito. E isso só tende a melhorar”.
Com premiações iguais para homens e mulheres, além de diversos outros incentivos, o Circuito Mineirinho 2025 realiza a sua segunda etapa nos dias 22 e 23 de março, quando vai ocorrer o Sul Americano de Jiu-Jitsu Desportivo. As inscrições para o evento já estão abertas no site www.cbjjd.com.br.