Jovem de Itaguaí conquista ouro no Grand Slam de Abu Dhabi de Jiu-Jitsu

Publicada: 25/07/2025 - 14:16


Aluna de projeto social conquistou título importante – Foto: Divulgação

A jovem Emilly Freitas Feijó, de apenas 12 anos, vem chamando a atenção do esporte brasileiro. Natural de Itaguaí, ela conquistou no último dia 19 a medalha de ouro na etapa brasileira do Grand Slam de Abu Dhabi de Jiu-Jitsu, uma das competições mais importantes do calendário mundial da modalidade. No dia seguinte, voltou aos tatames para garantir o bronze no Campeonato Estadual de Judô, representando o Flamengo.

A vitória no jiu-jitsu foi no sábado (19), na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio. A etapa faz parte do circuito oficial da Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF) e reuniu atletas de diversos países. Emilly competiu na categoria até 44 kg, faixa-branca, representando o Projeto 300, iniciativa social ligada à igreja católica do bairro Engenho. “No começo fiquei meio pensativa, mas depois vi como o campeonato era grande, internacional, e me empolguei. Foi incrível. Tinha muitos famosos do jiu-jitsu e eu estava lá! Me senti toda boba”, contou, rindo.

No domingo (20), foi a vez de disputar a 4ª etapa do Circuito Estadual de Judô, também no Parque Olímpico. Enfrentando uma chave com dez atletas, Emilly garantiu o terceiro lugar e mais uma medalha para o currículo. Atleta do Flamengo, clube pelo qual compete há dois anos, ela relembra como surgiu a oportunidade: “Eu treinava em um espaço e meu atual sensei me chamou pra fazer a peneira. Consegui essa chance e hoje levo o escudo do meu time no kimono. Isso me motiva ainda mais.”

Com seis anos de prática no judô e iniciada no jiu-jitsu em 2024, Emilly já soma títulos estaduais, nacionais e agora internacionais. Além do talento e dedicação, ela carrega com orgulho as raízes da cidade. “Representar Itaguaí é um privilégio. Levar o nome da minha cidade onde eu vou me deixa muito feliz. Meu foco é ir para as Olimpíadas. Todos vão saber que sou de Itaguaí.”

Promessa em duas modalidades e inspiração para outras crianças e jovens, Emilly segue firme nos treinos, dividindo-se entre o Flamengo e o Projeto 300, sob orientação do professor Marcos Alexandre Pimenta Aleixo. Ela já tem data marcada para o próximo desafio: o Torneio Inter-Regional de Judô, que será realizado em agosto, em Teresópolis.

Recomendado para você


Comentários