Jucielen Romeu e Luiz Oliveira lideram lista de campeões do Brasileiro de Boxe 2025

Publicada: 09/05/2025 - 11:02


Campeonato Brasileiro consagrou os campeões de 2025 – Foto: Divulgação/CBBoxe

A elite do boxe brasileiro foi definida nesta quarta-feira (7), com o encerramento do Campeonato Brasileiro de Boxe Elite 2025, realizado em Foz do Iguaçu (PR). Ao longo de cinco dias de combates, o evento consagrou 14 campeões nacionais em categorias masculinas e femininas, com destaque para os olímpicos Jucielen Romeu e Luiz “Bolinha” Oliveira, que confirmaram o favoritismo e subiram ao lugar mais alto do pódio.

Representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, Jucielen Romeu brilhou na final da categoria até 57kg feminino, derrotando Karen Lima por decisão unânime (5 a 0). Já Luiz Oliveira, também integrante da equipe olímpica em Paris, venceu Ramon Conceição com o mesmo placar e conquistou o título da categoria até 60kg masculino. Ambos haviam faturado ouro na etapa da Copa do Mundo de Boxe, disputada no mesmo local semanas antes.

Outros nomes de destaque também deixaram sua marca no torneio. Wanderley Pereira, prata na Copa do Mundo, superou Kauê Belini por 4 a 1 e ficou com o título nacional na categoria até 80kg. Já na categoria até 65kg masculino, Samuel Santos levou a melhor sobre Huxylei Santos e garantiu o ouro. O campeão da Copa do Mundo, Yuri Falcão, acabou ficando com o bronze devido a uma contusão na mão.

Além do alto nível técnico apresentado pelos atletas, a estrutura do evento também foi elogiada. O presidente da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), Marcos Brito, destacou os avanços organizacionais desta edição:

“O Campeonato Brasileiro Elite foi um sucesso. Mais uma vez, batemos o recorde de participantes. Fizemos um experimento ao trabalhar com dois ringues, o que também teve êxito. Operamos com dois sistemas integrados e treinamos várias pessoas em funções dentro do field of play, desenvolvendo ainda mais a capacidade do Brasil de atuar em competições internacionais, com profissionais treinados e qualificados”, destacou.

“Utilizamos a mesma estrutura desenvolvida para a World Boxing Cup, proporcionando aos nossos atletas a experiência única de sentir como é uma competição internacional, mesmo em um evento nacional. Além disso, atingimos recordes de interação nas mídias sociais, avançando ainda mais no objetivo de popularizar o boxe olímpico”, concluiu o dirigente.

Confira a lista dos campeões do Brasileiro de Boxe Elite 2025:

Feminino

51kg – Caroline Almeida venceu Luana Mendes (5 a 0)

54kg – Tatiana Chagas venceu Emanuelle Silva (5 a 0)

57kg – Jucielen Romeu venceu Karen Lima (5 a 0)

60kg – Rebeca Santos venceu Rafaela Silva (5 a 0)

65kg – Beatriz Soares venceu Haziel Santos (WO)

70kg – Bárbara Santos venceu Queila Braga (5 a 0)

75kg – Viviane Pereira venceu Flavia Figueiredo (5 a 0)

Masculino

55kg – Michael Trindade venceu Kelvy Trindade (4 a 1)

60kg – Luiz Oliveira venceu Ramon Conceição (5 a 0)

65kg – Samuel Santos venceu Huxylei Santos (5 a 0)

70kg – Kaian Reis venceu Thauan Silva (3 a 2)

80kg – Wanderley Pereira venceu Kauê Belini (4 a 1)

90kg – Isaias Filho venceu Keno Machado (3 a 2)

+90kg – Joel Silva venceu Abner Teixeira (4 a 1)

Bahia se destaca com título por equipes

Apesar do foco nos atletas, a atuação da delegação da Bahia merece menção especial. Com seis medalhas de ouro e duas de prata, o estado superou São Paulo na classificação geral e garantiu o título por equipes do Campeonato Brasileiro de Boxe Elite 2025.

Vitórias decisivas em confrontos diretos com paulistas — como as de Bárbara Santos, Kaian Reis e Joel Silva — fizeram a diferença na reta final da competição. “Se perdêssemos uma dessas lutas, o campeonato escaparia”, destacou Joilson Santana, chefe da delegação baiana

Com o encerramento do Brasileiro Elite, os olhos agora se voltam para as próximas competições nacionais de base, onde a nova geração do boxe brasileiro buscará seguir os passos dos campeões de 2025.

Recomendado para você


Comentários