Kyra Gracie destaca legado da família no evento dos 100 anos do Jiu-Jitsu

Publicada: 19/09/2025 - 10:26


Kyra Gracie é pentacampeã mundial de jiu-jitsu — Foto: Divulgação


O ano de 2025 marca um momento histórico para o esporte brasileiro e mundial: a celebração dos 100 anos do jiu-jitsu da Família Gracie. O evento será realizado no dia 25 de outubro, no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, reunindo gerações do clã mais influente das artes marciais, alunos e admiradores da arte suave.

O ano de 2025 marca um momento histórico para o esporte brasileiro e mundial: a celebração dos 100 anos do jiu-jitsu da Família Gracie. O evento será realizado no dia 25 de outubro, no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, reunindo gerações do clã mais influente das artes marciais, alunos e admiradores da arte suave.

Para Kyra Gracie, pentacampeã mundial e uma das principais representantes da família, o marco vai muito além de uma data simbólica.

“Celebrar 100 anos do ensino do jiu-jitsu na Família Gracie é muito mais do que uma data, é a celebração de um centenário que começou com coragem, disciplina, muita resiliência e visão a longo prazo. Para mim e para minha família, representa honrar os que vieram antes de nós, reconhecer a transformação que essa arte trouxe para milhões de pessoas ao redor do mundo e reafirmar o nosso compromisso de continuar levando o jiu-jitsu como ferramenta de autoconfiança, saúde e valores para todos que praticam.”

O evento, que também terá o maior seminário da história da família, será uma oportunidade única para o público vivenciar de perto o legado dos Gracie.

“A união das gerações da família com nossos alunos é a prova viva de que o jiu-jitsu é uma ponte entre passado, presente e futuro. É muito importante que a nova geração de crianças veja seus pais, mestres e professores juntos no tatame, passando adiante não só técnicas, mas valores de respeito, disciplina e resiliência. É celebrar o centenário e também uma forma de agradecê-los, pois se hoje eu vivo do jiu-jitsu e posso dar aulas na Gracie Kore é porque eles plantaram essa semente lá atrás.”

Kyra destaca que sua expectativa é que cada participante do seminário viva uma experiência transformadora.

“Quero que cada participante saia desse seminário sentindo que o jiu-jitsu é muito mais do que uma luta. É uma filosofia de vida que ensina a lidar com desafios dentro e fora do tatame. A mensagem que quero deixar é clara: o verdadeiro campeão não é o que vence competições, mas aquele que se fortalece como ser humano, que se levanta a cada queda e que usa o jiu-jitsu para transformar a si mesmo e impactar positivamente sua comunidade.”

A lutadora ressalta ainda o impacto da arte suave ao longo de um século:

“O impacto do jiu-jitsu vai muito além do físico. Ele dá autoconfiança a quem se sente vulnerável, oferece disciplina a quem precisa de direção e cria uma rede de apoio e pertencimento para todos que entram no tatame. Ao longo desses 100 anos, vimos pessoas de todas as idades, origens e condições sociais transformarem suas vidas. Esse é o verdadeiro legado: o poder de mudar destinos através da arte suave. É sobre estimular uma vida saudável e com virtudes e mostrar que estamos prontos para mais um século de história.”

Por fim, Kyra resume em poucas palavras o que significa o centenário da família e da arte que ganhou o mundo.

“O legado da Família Gracie pode ser resumido em uma palavra: transformação. O jiu-jitsu transformou nossa família, transformou o Brasil e hoje transforma o mundo. Levamos o nome do Rio de Janeiro e do Brasil para os quatro cantos do mundo. Celebrar 100 anos é reconhecer a responsabilidade que temos em manter viva essa chama — de ensinar, inspirar, empoderar pessoas e servir de exemplo. É um marco histórico que nos lembra que o jiu-jitsu não é apenas uma luta, é uma filosofia que salva, fortalece e une.”

As inscrições para o seminário já estão abertas e podem ser feitas através do link: https://www.bilheteriadigital.com/seminario-100-anos-gracie-jiu-jitsu-25-de-outubro

Recomendado para você


Comentários