LFA 126: hipnólogo Rafael Barreiros explica como lutadores devem lidar com a pressão de uma luta que pode decidir o futuro da carreira

Publicada: 08/03/2022 - 20:25


Rafael Barreiros é hipnoterapeuta (Foto: Arquivo Pessoal)

Principal plataforma de lançamento de lutadores para o UFC, o LFA promove a sua 126ª edição nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, com um card 100% brasileiro. Para os atletas escalados, é a grande oportunidade de serem vistos pelo mundo todo e, a depender da performance, garantir um contrato que vai mudar o patamar da carreira. 

Por isso, tão importante quanto chegar para a luta preparado fisicamente, é essencial que o lutador esteja com o mental em dia, para que a ansiedade pelo resultado não atrapalhe a performance. Referência no mundo da hipnoterapia, Rafael Barreiros destacou a importância do equilíbrio emocional num momento decisivo como esse. 

“O que diferencia um atleta vai muito além da sua capacidade técnica. Aquele que tem autodomínio se sobressai aos demais. Embora seja algo importante, poucos atletas compreendem o poder de dominar a própria mente. Isso faz com que fiquem ansiosos antes das competições; por consequência, há a queda no rendimento”, explica.

O especialista, que é pós-graduado em Neurociência e Comportamento, explica que essa pressão psicológica mexe com o organismo e é resultado de uma série de fatores: culturais, como fomos criados, crenças etc.

“A sua história determina se você se sentirá mais ou menos pressionado. Pensando por esse lado, o que nos diferencia uns dos outros? Nossa história; porém, nosso cérebro funciona de forma igual para todos. Então, se você domina a sua mente, você domina como o seu organismo reage no mundo”, sugere Barreiros. 

“A única coisa que podemos controlar são as nossas ações. Domine as suas emoções e controle as suas ações! Esse é o segredo: colocar toda sua energia naquilo que você tem controle, ao invés de gastar mais energia com coisas externas”, complementa.

O hipnólogo conta que há maneiras de fortalecer a mente. Ele sugere o “mindfulness”, que é um conjunto de práticas para desenvolver a capacidade humana de estar plenamente consciente dos pensamentos, das emoções e do corpo.

“Faça ‘mindfulness’. Uma vez por dia, apenas 5 minutos já são o suficiente para ter resultados extraordinários. Durante esses 5 minutos, pare e preste atenção na sua respiração! Só preste atenção na respiração, no movimento do corpo. Se a sua cabeça, em algum momento se distrair, retome a atenção na respiração e continue”, ensina.

“Se você fizer isso durante 1 mês, seu cérebro começará a mudar fisicamente, e você vai melhorar de forma significativa a sua concentração e foco. Claro, não pare depois de um mês, traga isso pra tua vida! A tua mente é como um músculo, quanto mais você treinar, mais forte ela vai ficar e maior será seu autodomínio”, completa.

Recomendado para você


Comentários