Líder da Gracie Barra Montijo comenta crescimento da equipe e mira Portugal National Open
Por: Redação
Publicada: 16/05/2025 - 16:25

Uma das maiores equipes de Jiu-Jitsu do mundo, a Gracie Barra segue crescendo. E em Montijo, Portugal, conta com uma filial em especial que vem passando por grande transformação. Liderada pelo faixa-preta Claudio Filé, a Gracie Barra Montijo hoje conta com cerca de 200 alunos e está em processo de expansão, aumentando o seu espaço de 140m² para 750m².
O sucesso atual, porém, iniciou com trabalho duro lá atrás, com Claudio deixando o Rio de Janeiro e chegando em Portugal em 2012. No ano seguinte, ele fundou a Buffalo Combat, marca de quimonos, roupas e lycras que deu dão tão certo que originou a abertura de um showroom e um centro de treinamento em 2015.
No mesmo ano, o espaço começou a ter aulas de Jiu-Jitsu com professores contratados, até que em 2018 ele assumiu a bandeira da Gracie Barra e passou a ter as atividades comandadas por Filé. Hoje organizada e em crescimento, a Gracie Barra Montijo vive a sua melhor fase.
“Atualmente temos atletas de todas as idades, com muito potencial, que estão crescendo tecnicamente e como indivíduos, em uma academia saudável em termos de ambiente e com cultura de mentalidade forte. Somado a isso, estamos com um corpo técnico de altíssimo nível com os professores Antonio Veloso, Matheus Mares e Diego Street. E não apenas de Jiu-Jitsu, mas também sobre a relação entre pessoas, respeito, etc…”, disse o faixa-preta, que completou:
“Na parte administrativa, todos os processos estão bem definidos, o que é uma ação primordial para a retenção de alunos. Esse trabalho de bastidores fica com a minha mulher, Marina Cantarelli, e a Tânia Affonso, e com certeza me dá tranquilidade para gerenciar e direcionar os rumos da nossa casa. Estamos na fase final da ampliação, vamos sair para um espaço de 750m², com duas áreas de 150m² só de tatame e uma área para alto rendimento, com preparação física, nutrição e centro de recuperação, tudo no mesmo espaço. A nova Gracie Barra Montijo Está ficando incrível”.
Segundo Claudio Filé, a expansão da academia é apenas uma parte do projeto, que também conta com foco na base – relevando talentos – e na formação de novos instrutores a partir de um programa específico. Já na parte de competição, a Gracie Barra Montijo vem se preparando para disputar o Portugal National Open da ISBJJA, marcado para o dia 14 de junho, em Coimbra, e que tem inscrições abertas no site www.isbjja.com.
“A preparação é a mesma todo dia, não tem mistério. Treino forte, mas também inteligente para chegar no dia preparado. Temos em nosso mural as competições oficiais da equipe e os eventos da ISBJJA já estão no calendário. O time de competição gosta da dinâmica e tem investido nesses eventos. Em Cascais levamos 34 atletas e para o Portugal National Open vamos ainda mais fortes”, projetou o professor.

Por fim, o carioca nascido na Barra da Tijuca, que começou a treinar Jiu-Jitsu aos 5 anos de idade com o Zé Beleza e Sonequinha, elogiou o trabalho da ISBJJA com o Circuito Ibérico de Jiu-Jitsu – em sua terceira edição – e o nível da arte suave em Portugal.
“Acho o trabalho incrível! Nota-se uma evolução nos eventos em termos de organização, público e participantes. Temos um calendário anual, onde a partir dele os atletas e professores podem se preparar de forma correta, concorrendo a premiações que são um incentivo a mais”, comentou Claudio Filé, antes de encerrar:
“O nível em Portugal está no maior patamar que alguma vez já esteve, com atletas de alto nível representando o Jiu-Jitsu português pelo mundo. Algumas academias (a Gracie Barra Montijo inclusive) fazem esforços para que estejam de forma relevante nos maiores eventos e isso traz visibilidade. Acho que em pouco tempo teremos mais e mais atletas disputando títulos no cenário internacional”.