Líder de ranking do Grand Slam da AJP, brasileiro disputa etapa de Roma para garantir o título da temporada
Por: Redação
Publicada: 10/04/2024 - 13:17
Por Leonardo Fabri
Atual líder do ranking do Grand Slam do Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro (AJP) na categoria até 94 kg, com 4.600 pontos, quase o dobro do segundo colocado, o faixa-preta da GFTeam Marcos Carrozzino embarca em direção à Europa para disputar o Grand Slam de Roma, na Itália, no próximo domingo (14/04), com o objetivo de acumular mais uma medalha de ouro e, assim, confirmar, por antecipação, o título da temporada, que se encerra em maio.
“Este é um dos grandes objetivos para esta temporada”, afirma o carioca, que treina na GFTeam Matriz, no Méier, zona norte do Rio. “Me sinto bem, minha preparação para a competição foi ótima, tenho treinando não só o corpo, mas também a mente para ser campeão no Grand Slam de Roma”.
O caminho de Marcos Carrozzino rumo ao título do ranking do Grand Slam da AJP nesta temporada começou em 2023, sendo campeão no Grand Slam do Rio de Janeiro e vice no Grand Slam de Tóquio, além de uma eliminação precoce no Grand Slam de Miami, mas que não foi o suficiente para desanimar o lutador.
“Depois do Grand Slam de Miami, mantive a cabeça erguida e treinei mais. Sempre busco aprender algo das vitórias e das derrotas, então serviu como aprendizado. Estou com mais bagagem e mais preparado para essa etapa”, garante.
“Conquistar este título representa o trabalho resultado de um trabalho bem-feito, de constância. O trabalho não começou ontem e nem ano passado, são anos de abdicação e distância da família, sempre lutando pelos meus sonhos”, reflete o faixa-preta, que chegou bem próximo de alcançar esse objetivo na última temporada, quando terminou em 3º lugar.
Além do ranking do Grand Slam, Carrozzino também almeja o Ranking Geral da AJP. Na última temporada, ele também chegou em terceiro. Desta vez, o foco é o primeiro lugar, para garantir a dobradinha de rankings. E não para por aí: o caçador de liderança também está em busca do topo do Ranking na Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF, na sigla em inglês).
“Este ano incluímos também o foco nos campeonatos da IBJJF. Disputei o Europeu e o Pan-Americano, não tive os melhores resultados, mas ainda tenho o Mundial pela frente e estamos trabalhando duro para o resultado ser diferente”, frisa o brasileiro, que na IBJJF detém o bicampeonato sul-americano.
Por falar em títulos, Marcos Carrozzino ainda foi campeão brasileiro de kimono e tricampeão sem kimono; possui quatro pódios em mundiais da IBJJF , três de kimono e um sem Kimono; e um pódio no Pan-Americano. Já na AJP, coleciona os títulos do Abu Dhabi Grand Slam e do Rio de Janeiro Grand Slam; assim como pódios no Abu Dhabi World Pro, que é o mundial da AJP, e no Tóquio Grand Slam.
Além do currículo vitorioso nos principais campeonatos do cenário mundial de jiu-jitsu, o representante da GFTeam entende que, para dar um passo ainda maior na carreira, precisa atuar em lutas casadas, o que, atualmente, gera as maiores audiências e retorno financeiro na modalidade.
“Recentemente, o foco do jiu-jitsu competitivo também entrou no mundo das lutas casadas, o que deu um crescimento vertical e exponencial do esporte, com grandes organizações, como o UFC, apostando nessas lutas. Os atletas são reconhecidos, têm pagamentos melhores, bem como contratos de exclusividade. Atualmente, é o que mais ajuda para a estabilização da carreira. Então, sim, meu objetivo também é participar de lutas casadas”, garante Marcos Carrozzino.
E o futuro do faixa-preta da GFTeam nas lutas casadas, seja com ou sem kimono, é bastante promissor, pois ele une habilidades de jiu-jitsu, judô e wrestling, modalidade na qual representou a seleção brasileira por mais de cinco anos e acumulou um tricampeonato brasileiro, um vice sul-americano e um quarto lugar no Pan-Americano.