Liga dos Campeões: UEFA elimina logos de apostas dos uniformes dos clubes

Publicada: 16/09/2024 - 11:12


Equipes devem enfrentar dificuldades financeiras, mas regulamentação é necessária, diz tributarista

Alguns times precisaram retirar as logos de seus patrocinadores de apostas devido às novas restrições – Foto; Oli Scarff/AFP

Nesta terça-feira (17), os clubes da UEFA Champions League se depararam a obrigatoriedade de remover logos de casas de apostas de seus uniformes, uma medida que visa reduzir a visibilidade da publicidade de jogos de azar no futebol europeu. A decisão surge em um contexto em que aproximadamente 30% dos clubes participantes desta edição são patrocinados por empresas do setor, refletindo um aumento significativo em relação à temporada anterior, quando apenas 7 clubes, ou 19% dos times, tinham esse tipo de patrocínio.

Entre os clubes afetados estão Aston Villa, Stuttgart e Dinamo Zagreb, que já precisaram retirar as logos de seus patrocinadores de apostas devido às novas restrições. A UEFA, ao implementar essa mudança, busca alinhar-se a uma crescente preocupação social sobre os impactos das apostas esportivas e a necessidade de promover um ambiente mais responsável dentro do esporte.

Para o advogado tributarista Vinicius Rodrigues, a remoção das logos vai abrir discussões sobre os contratos vigentes entre bets e times. “Os clubes que dependem de patrocínios desse setor podem enfrentar desafios financeiros e contratuais. No entanto, a regulamentação é necessária para balancear os interesses comerciais e o impacto social das apostas. É uma questão de responsabilidade social, em que o futebol tem um papel fundamental a desempenhar”, explica Rodrigues.

Para o tributarista, a medida da Uefa é, também, um passo importante para proteger a integridade do esporte e a saúde dos torcedores: “A publicidade excessiva pode influenciar comportamentos e decisões, especialmente entre os jovens. As apostas esportivas têm potencial de criar uma dependência e, com essa medida, a UEFA demonstra estar comprometida com o bem-estar de seus públicos”.

A mudança, implementada durante a primeira rodada da Champions, reflete uma tendência observada em outras ligas esportivas, como a Premier League, que já anunciou restrições semelhantes para patrocínios relacionados a jogos de azar. Em abril de 2023, os times ingleses concordaram com a medida da proibição dos patrocínios de casa de apostas, que entrará em vigor a partir do início da temporada 2026/27.

A última vez que a Liga dos Campeões não contou com uma casa de apostas como patrocinadora principal foi na temporada 2014/2015. Já em 1994/1995, a competição viu, pela primeira vez, um time ser patrocinado por uma empresa de apostas. Naquela ocasião, o clube SV Casino Salzburg, atualmente conhecido como Red Bull Salzburg, carregava o nome e o logo do Casino Salzburg em seu uniforme.

O advogado conclui afirmando que a tendência de regulamentar o setor de apostas esportivas deve continuar a crescer: “A indústria das apostas não vai desaparecer, mas precisa ser reformulada para coexistir de maneira mais ética com o esporte. Proteger o torcedor, especialmente o mais vulnerável, é uma prioridade que se sobrepõe aos interesses comerciais”.

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