Maicon Bianchi explica por que a pesca pode ser uma atividade benéfica aos lutadores

Publicada: 06/01/2023 - 12:15


Pescador profissional Maicon Bianchi lista as vantagens da modalidade

Os esportes de combate, assim como a maioria das modalidades, requerem uma concentração sólida. Para atingir esse alto nível de foco, alguns lutadores recorrem a atividades relaxantes. Uma delas é a pesca esportiva. Encontramos um profissional da pesca esportiva para falar de como o hobby pode ser útil para as pessoas.

Referência na pesca esportiva no país, Maicon Bianchi ensina que a modalidade pode contribuir diretamente na saúde das pessoas. Ele também explica a diferença entre a pesca tradicional e a esportiva.

“A pescaria esportiva, na verdade, é o ato de pegar e soltar o peixe, devolvê-lo aos rios, lagos ou mares. A diversão é pegar o peixe, fotografá-lo, cuidar da oxigenação dele e garantir que ele siga vivo. Assim, vamos preservar as espécies e dar diversão para mais pescadores”, explica Maicon.

O pescador explica que existem dois tipos de pesca, a de espera e a ativa. A primeira é realizada com isca natural, por este motivo é mais passiva, pois espera que o peixe venha. Já a pescaria com isca artificial exige mais. 

“O pescador precisa fazer com que a isca artificial pareça um peixe vivo. É necessário arremessá-la e, com a vara e a carretilha ou molinete, fazer um trabalho de movimento para que ela aparente ser um peixe nadando e assim atrair o predador. Essa pescaria é muito mais ativa e mais cansativa. Exige um bom condicionamento físico”, ensina Bianchi.

Toda a movimentação necessária para a pesca com isca artificial garante uma boa perda de calorias, além de ser um exercício físico de baixo impacto. Apesar disso, é recomendado que os iniciantes façam alongamentos e, se possível, musculação antes de começar. Maicon Bianchi conta que um dia de pesca pode durar até 11h, o que também auxilia na parte mental, por se tratar de uma prática bastante relaxante e que contribui para que os adeptos fujam da correria do dia a dia.

Como são feitos muitos lançamentos durante a pesca, e os braços são bastante utilizados, Bianchi recomenda um treinamento antes de partir para as grandes pescarias. 

“Eu indico demais que as pessoas façam também musculação porque pode ser pesado lidar com as varas e iscas artificiais. Também para quem nunca pescou com esse tipo de isca e vai atrás dos grandes tucunarés amazônicos, é legal fazer um treino antes. Sugiro ir em uma represa ou um rio, para testar as iscas antes de encarar as feras”, alerta.

Recomendado para você


Comentários