‘Marco inédito’, celebra coordenador do 1º Curso Profissionalizante para Professores de Lutas e Artes Marciais
Por: Redação
Publicada: 16/05/2025 - 17:01

Após mais de 1 ano de estudo e organização, o 1º Curso Profissionalizante para Professores de Lutas e Artes Marciais – organizado pelo Sindilutas em parceria com a UFRJ e a Prefeitura do Rio de Janeiro – finalmente se aproxima do seu lançamento. E no dia 22 de maio, a partir das 18h (horário de Brasília), o Palácio da Cidade, em Botafogo-RJ, vai receber a estreia oficial do curso.
Bastante aguardado, o momento contará com a presença de nomes como o prefeito Eduardo Paes, o deputado federal Pedro Paulo, Guilherme Schleder e Marcelo Arar, secretário e subsecretário de Esportes do Rio, respectivamente, entre outros, além do Dr. Felipe Teixeira, colaborador do grupo de pesquisa LabPPSC – URFJ e coordenador do curso.
“A ideia do curso profissionalizante surgiu a partir da necessidade de qualificar de forma estruturada e reconhecida os instrutores de lutas e artes marciais, que já atuam há anos na prática, mas muitas vezes não têm acesso a uma formação pedagógica, cientifica e acadêmica. A partir do diálogo com o Sindilutas, eles trouxeram a demanda concreta da base da categoria e isso possibilitou construir um projeto que respondesse as realidades desses profissionais”, explicou Felipe, que completou:
“O papel da UFRJ nessa parceria com a Prefeitura do Rio é entrar como a instituição que legitima academicamente o curso e oferece a estrutura tanto do conhecimento acadêmico, como com o compromisso com a extensão universitária. A parceria amplia o alcance social de ação e permite que o projeto ganhe força como política pública, o que é fundamental na formação e no ganho de conhecimento”.
Até o momento, aproximadamente 1.500 pessoas se inscreveram para a primeira edição do Curso Profissionalizante para Professores de Lutas e Artes Marciais, que é 100% gratuito. Idealizado pelo professor Fabrício Xavier, presidente do Sindilutas, e o professor Nilo Pedro da Cunha Gonçalves, chefe de departamento da Escola de Lutas da UFRJ, ele tem o objetivo de fortalecer os esportes de combate como um instrumento de transformação social.
Responsável por atuar diretamente na concepção pedagógica do curso, estruturando conteúdos, definindo módulos e disciplinas, articulando com professores e especialistas, e assim garantindo que ele refletisse tanto no rigor acadêmico, quanto na realidade prática, o Dr. Felipe Teixeira projetou:
“A expectativa para o lançamento do curso é a melhor possível! Estamos diante de um marco inédito na formação em lutas e artes marciais no Brasil, e essa aula inaugural será um momento bastante simbólico e importante dentro da área. Eu e todos os responsáveis esperamos que esse curso inspire outras ações semelhantes e forme profissionais com mais consciência, mais preparados e contribua para o fortalecimento das lutas como prática educativa, cultura e social no Brasil”.
Vale lembrar que, todos aqueles que participaram da live no dia 13/03 e enviaram seus dados já garantiram a pré-matrícula no 1º Curso Profissionalizante para Professores de Lutas e Artes Marciais, que precisará ser finalizada no dia 22/05 com a entrega das cópias dos seguintes documentos: RG, comprovante de residência e certificado da federação/confederação. No caso dos demais interessados, eles deverão se apresentar com os mesmos documentos e aguardar o cronograma das futuras turmas. Para mais informações, entrar em contato pelo WhatsApp: 21 99525-3391.