Marinha conquista o topo no 1º Campeonato de Jiu-Jitsu das Forças Armadas
Por: Redação
Publicada: 17/07/2025 - 12:00

No último fim de semana, o desporto militar brasileiro viveu um momento marcante com a estreia do Campeonato de Jiu-Jitsu das Forças Armadas. Realizada nas instalações da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), no Rio de Janeiro, a competição reuniu 202 militares da Marinha, Exército, Aeronáutica e das Forças Auxiliares, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.
Promovido pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) e organizado pela equipe da CDA, com apoio da Legião da Boa Vontade e da Super Rádio Brasil, o evento foi marcado por combates de alto nível técnico e forte espírito de camaradagem. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas o General de Divisão Paulo Afonso Bruno de Melo, Presidente da CDMB, que destacou o simbolismo do torneio:
“Este campeonato nasce não apenas como uma competição, mas como símbolo da união das Forças Armadas em torno de um objetivo comum: formar combatentes mais preparados, cidadãos mais conscientes e instituições mais integradas.”
O Major-Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, Presidente da CDA, e o General de Brigada Ricardo Augusto Montella de Carvalho, Chefe do CCFEx, também prestigiaram a solenidade, reforçando o apoio ao fortalecimento do desporto militar. Sob liderança do Maj Brig Max e do Vice-Presidente da CDA, Coronel Rodrigo Felipe Monteiro, a equipe organizadora garantiu excelência em cada detalhe.
Divididos por graduação e peso, os combates seguiram as regras oficiais e promoveram intercâmbio esportivo, respeito mútuo e superação pessoal — valores alinhados ao universo militar. Ao final das mais de 200 lutas realizadas, o pódio por equipes foi composto por:
1º lugar: Marinha do Brasil
2º lugar: Força Aérea Brasileira
3º lugar: Exército Brasileiro
A competição também teve caráter solidário: os atletas doaram latas de leite em pó, posteriormente destinadas à Legião da Boa Vontade (LBV), reforçando o compromisso das Forças Armadas com a responsabilidade social.
Durante a solenidade de encerramento, o General Paulo Afonso fez questão de reconhecer a importância da estrutura e dedicação da CDA:
“É uma grande alegria estarmos juntos com a LBV e com todas as outras instituições que fazem esse trabalho. Nos projetos sociais, nós temos na ordem de 8 mil crianças atendidas no corrente ano em todas as regiões do país, em organizações militares, da Marinha, do Exército e da Força Aérea. À Comissão de Desportos da Aeronáutica, na pessoa de seu Presidente, Maj Brig Max, nosso agradecimento especial pela acolhida, organização e dedicação em tornar este evento uma realidade. Que os agradecimentos sejam estendidos a toda a equipe da CDA.”
A realização contou ainda com o apoio de instituições comprometidas com o crescimento do esporte, como Subsecretaria de Lutas do Município do Rio de Janeiro, a Revista Tatame, a CBJJD, a FJJDRIO, o SindLutas, a Brazil Combat e a Tintas Nacional.