Matheus Rodrigues projeta novos desafios nos EUA após pódio no Mundial da IBJJF

Publicada: 17/07/2025 - 9:26


Matheus Rodrigues vem se destacando em competições internacionais – Foto: Divulgação/IBJJF

Por Leonardo Fabri

O faixa-preta de jiu-jitsu Matheus Rodrigues de Lima, natural de Manaus, já tem seus próximos compromissos internacionais definidos. Depois de conquistar o terceiro lugar no Mundial da IBJJF 2024, na Califórnia, o atleta da Inevat BJJ – Checkmat Houston agora mira dois torneios importantes no segundo semestre: o Dallas Summer International Open, em agosto, e o Sacramento Fall International Open, em outubro.

Com uma carreira marcada por títulos expressivos, Matheus iniciou no jiu-jitsu em 2012, em um projeto social no bairro onde morava, em Manaus. Desde então, trilhou um caminho de evolução que passou por equipes como White House e Vision BJJ, até receber a faixa-preta em 2021.

Matheus Rodrigues acumula conquistas de destaque no cenário do jiu-jitsu, como os títulos de campeão Sul-Americano, campeão Mundial da CBJJE, campeão do Manaus Open Internacional, do Brasília Open e do AJP Tour em etapas disputadas em Gramado e Belém, além de dois vices no Campeonato Brasileiro da CBJJ.

Com o foco agora nas próximas competições, Matheus mantém uma rotina intensa de treinos. “Minha rotina está dividida em jiu-jitsu e musculação. Primeiro treino apenas estudo de posições às 10h e, então, todos os dias às 11h, tenho treino de qualidade de jiu-jitsu. Faço musculação três vezes na semana”, explicou.

A expectativa para os desafios que vêm pela frente é alta. “Minha expectativa é chegar bem, estando em alto nível, fazendo bem os estudos dos adversários e desenvolvendo ainda mais o meu jogo. Sinto que estou bem confiante para o pódio”, declarou o atleta.

Atualmente competindo na categoria peso-pena, Matheus já estuda a possibilidade de baixar de peso em 2026: “Para esse ano estarei no peso pena. Para o próximo ano, possivelmente, no peso pluma.”

Com olhos voltados para o ouro, ele finaliza: “Estou confiante em chegar no pódio, estou visando o ouro. Esse é o objetivo.”

O Pan-Americano de 2026 também já está nos planos do faixa-preta, que segue consolidando sua trajetória como um dos grandes nomes brasileiros da nova geração do jiu-jitsu mundial.

Recomendado para você


Comentários