Números e fórmulas a favor do planejamento de estratégias para uma luta

Publicada: 04/07/2022 - 10:46


Fundador da Hashtag Treinamentos explica como as planilhas podem ser úteis para os treinadores de MMA

Estratégias são elaboradas a partir de números e resultados dos lutadores (Foto: Divulgação)

Com o avanço do profissionalismo no MMA, os números passaram a ser necessários. Assim como no futebol, já existem treinadores que se fazem valer de fórmulas e planilhas tanto do próprio atleta, para usar como referência no trabalho de evolução; quanto dos adversários, para monitorar quais são suas principais armas e deficiências.

Se no antigo vale tudo, muitas vezes, o oponente só era conhecido na semana do combate, nos dias de hoje, além da antecedência, é possível saber quantas quedas ele já aplicou em toda carreira, quantos socos de esquerda ele acertou, quantas investidas errou, quantas vezes foi derrubado, entre outras estatísticas.

Um dos fundadores da Hashtag Treinamentos, empresa especializada em programas de produtividade, Paulo Martins explicou como softwares de planilhamento, como o tradicional Excel, podem ser uma ferramenta bastante útil para esses estudos, facilitando na elaboração da estratégia para uma luta.

“É importante para o treinador ter tudo registrado, não só para não se perder no processo, como também para gravar dados que permitam que ele acompanhe, em números concretos, os desafios que os adversários podem oferecer a seus atletas”, detalhou o especialista.

Utilizando as planilhas a favor

Paulo Martins lembra que as planilhas são mais do que tabelas. Com os dados registrados no Excel, por exemplo, os treinadores podem monitorar o desempenho de seus atletas, o que pode aumentar o aproveitamento de um camp.

“Dá para usar essa base criada ao longo do tempo para fazer projeções. Existem recursos no Excel que usam funções e conceitos estatísticos para você conseguir entender como tendem a ser suas performances futuras, de forma linear”, frisa.

“Você consegue ver como pode melhorar. Existem ferramentas que deixam isso automático. Com um clique, justamente por ser uma ferramenta maleável e ampla, você consegue criar muitas coisas distintas para conceitos diferentes”, completa.


Recomendado para você


Comentários