Nutricionista Thaiz Brito destaca métodos para lutadores se manterem no peso ideal
Por: Redação
Publicada: 18/10/2022 - 15:10
Ter uma rotina saudável e desejar ter um peso balanceado faz parte dos desejos das pessoas. No esporte, isso é mais recorrente ainda, visto que os atletas precisam estar em forma para desempenhar bem em alto rendimento. Nas lutas, o peso é algo essencial para o lutador, pois isso define em qual categoria e o adversário que ele irá enfrentar.
Lutadores chegam a perder ou ganhar muitos quilos em uma semana, quando um evento no qual irá participar se aproxima. Tudo isso, para se adequar na categoria pela qual vai lutar. Nutricionista, a Drª Thaiz Brito comenta sobre quais os cuidados devem ser tomados para manter o peso ideal e destaca a importância da dedicação do atleta à sua dieta.
“O peso do nosso corpo é uma medida extremamente sensível, que tende a variar ao longo do dia. Muitos fatores impactam de forma direta nele, como grau de hidratação, fracionamento da dieta, uso de medicamentos, atividade física e outros. Devido a isso, é extremamente importante que o atleta se dedique o máximo possível ao planejamento dietético profissional, com finalidade de adequação do peso até o dia do campeonato”, afirmou.
“Com uma boa adesão do planejamento, o atleta irá cumprir desde uma ingestão de água adequada, um fracionamento de nutrientes até mesmo a frequência e intensidade do treino, com maior possibilidade de alcance do peso ideal. Do contrário, uma maior ingestão de carboidratos ou a falta de hidratação ideal, a depender do objetivo, podem afetar diretamente, gerando a desclassificação do campeonato”, completou.
A Drª também comentou sobre os casos em que acontece a fuga do planejamento para se manter no peso ideal. Thaiz cita métodos usados por atletas como saunas, diuréticos, laxantes, banhos em contraste e até mesmo restrição energética severa. Ela também ressalta que a atividade física é um método que pode contribuir, mas lembra que quanto mais perto da competição, maior o ritmo dos exercícios.
“A atividade física em maior intensidade também pode ser uma das medidas para sanar o problema, mas é necessário lembrar que, quanto mais próximo ao campeonato, mais extremo será o método buscado para que atinja uma perda de peso considerável. Por isso, o ideal é se planejar e seguir o direcionamento profissional”, concluiu.